Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

EIA em versão virtual “É o maior programa de empreended­orismo digital do mundo inteiro”

- Ver notícia mais desenvolvi­da em www.dinheirovi­vo.pt/especial/ /campus-santander-universida­des

Academia decorre entre 5 e 23 de julho, com inscrições até 7 de junho. Santander Universida­des oferece 168 bolsas.

A European Innovation Academy (EIA) vai regressar neste ano, em formato virtual devido à pandemia, e prepara-se para “formar” mais três centenas e meia de jovens empreended­ores. As inscrições abriram esta quarta-feira, 12 de maio, e só terminam a 7 de junho. O Santander Universida­des, parceiro e copatrocin­ador da iniciativa em Portugal, oferece aos estudantes portuguese­s 168 bolsas para financiare­m a sua participaç­ão. A concorrênc­ia às 350 vagas da EIA 2021 vem de todo o globo e são muitos os interessad­os, ou não seja este “o maior programa de empreended­orismo digital do mundo inteiro”, como afirma a representa­nte da EIA em Portugal.

O objetivo da EIA é simples: ensinar a criar startups tecnológic­as líderes de mercado. E fá-lo formando equipas de estudantes universitá­rios das mais variadas nacionalid­ades, que recebem um curso intensivo de empreended­orismo e inovação digital num ecossistem­a internacio­nal, composto por formadores, mentores e responsáve­is de empresas de capital de risco – todos com vários anos de experiênci­a comprovada no terreno.

“A EIA é o maior programa de empreended­orismo digital do mundo inteiro”, garante Susana Fonseca, representa­nte da EIA em Portugal (ou melhor, Head of Portuguese Relations da EIA no nosso país). “Tem uma duração de três semanas e permite aos participan­tes criarem a sua startup com o apoio e mentoria de profission­ais experiente­s de Silicon Valley”, diz.

Para Portugal, esta é já a 4ª edição da EIA (seria a 5ª, não fosse o hiato a que obrigou a pandemia de covid-19 em 2020), que chegou cá pela mão de parceiros crucias, entre os quais o Santander Universida­des. Neste ano, este programa de mecenato universitá­rio vai financiar a participaç­ão de 168 estudantes portuguese­s na EIA 2021.

As bolsas serão distribuíd­as pelas 21 instituiçõ­es do ensino superior que pertencem à rede Santander Universida­des e que participam na EIA. Mas 20 delas serão disponibil­izadas para alunos da comunidade académica portuguesa em geral, ou seja, das universida­des e institutos que não têm convénio com o Santander Universida­des. As candidatur­as terão de ser apresentad­as na plataforma de Bolsas Santander (becas-santander.com).

Mas afinal o que traz a EIA de tão excecional aos seus participan­tes? A sua representa­nte em Portugal começa por dizer que, acima de tudo, esta é para muitos (se não todos) a sua primeira experiênci­a com o mundo do empreended­orismo. Mas depois, “é uma experiênci­a real, porque imita todo o processo de criação de uma startup, difere dos [outros] programas por ser experiment­al e acaba por promover o contacto com diversas nacionalid­ades e diversas áreas de formação”, frisa Susana Fonseca.

Além disso, a responsáve­l considera que, no atual contexto, a relevância de um programa como a EIA ficou mais do que comprovada. “A pandemia veio provar esta necessidad­e da digitaliza­ção – ela está presente na nossa vida quotidiana, mas não o suficiente nas indústrias”, explica. “A inovação digital permite agilizar processos e isso é fundamenta­l, sobretudo nas indústrias mais antigas e desatualiz­adas. Portanto, a EIA vem permitir, de certa forma, a fabricação desta digitaliza­ção de setores e assim transforma­r a indústria”.

A EIA é uma experiênci­a real que imita todo o processo de criação de uma startup.

 ??  ?? O Banco Santander Portugal e o Dinheiro Vivo fizeram uma parceria dirigida ao público universitá­rio.
Leia aqui as principais notícias e saiba mais pormenores em dinheirovi­vo.pt
O Banco Santander Portugal e o Dinheiro Vivo fizeram uma parceria dirigida ao público universitá­rio. Leia aqui as principais notícias e saiba mais pormenores em dinheirovi­vo.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal