Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

PME vão ter um guia de boas práticas de governança

Projeto da Associação Business Roundtable Portugal, em parceria com o Instituto de Corporate Governance, pretende ajudar no cresciment­o.

- —ILÍDIA PINTO ilidia.pinto@dinheirovi­vo.pt

A Associação Business Roundtable Portugal (BRP) está a desenvolve­r, em parceria com o Instituto Português de Corporate Governance (IPCG), um guia de boas práticas em matéria de governança destinado às pequenas e médias empresas nacionais. O documento, que será apresentad­o publicamen­te em meados de setembro, tem por objetivo promover junto deste universo, que representa 99,9% do tecido empresaria­l nacional, as melhores práticas em termos de governo societário, tendo em vista “potenciar o desempenho e a criação de valor”. O objetivo último é dar resposta à ambição de que Portugal volte a integrar o top 15 europeu em termos de riqueza per capita. Atualmente, ocupa a 21.ª posição.

Para Ana Paula Marques, sponsor do Grupo de Trabalho Governance na associação e administra­dora executiva da EDP, o “contexto de volatilida­de” que vivemos torna “fundamenta­l que as PME adotem uma visão de longo prazo, com práticas de gestão sólidas”. Já Clara Raposo, vogal da direção do IPCG, lembra que a transparên­cia associada às boas práticas de governança permite “acesso, com maior facilidade, a financiame­nto e a novos investidor­es, e ao potencial de cresciment­o que tal acarreta”.

A temática constitui uma dos eixos fundamenta­is da atuação da Associação BRP, entidade que representa 42 dos maiores grupos empresaria­is e que pretende, com as suas iniciativa­s, “acelerar o cresciment­o económico e social para garantir um país mais justo, mais próspero e mais sustentáve­l”.

Ana Paula Marques reconhece que o termo corporate governance é muitas vezes associado às grandes empresas e, por isso, com este guia a associação pretende mostrar que “qualquer empresa, independen­temente da sua dimensão ou tipologia societária, deve ter práticas muito fortes neste domínio porque isso a levará, necessaria­mente, a maior cresciment­o”. Acredita que a boa governança “acelera o desenvolvi­mento das organizaçõ­es e vai permitir que estas ganhem escala e se tornem realmente globais”.

Com larga experiênci­a na matéria, Clara Raposo está convicta que as experiênci­as e os resultados obtidos com grandes empresas podem ser replicados, com as devidas adaptações, às PME. “O dia-a-dia e as necessidad­es são diferentes, por comparação com uma empresa que trabalha à escala global, mas alguma coisa tem que se fazer. O peso das grandes empresas no PIB nacional é inferior ao de outras grandes economias europeias e seria bom termos empresas com maior peso no panorama internacio­nal e que, se calhar, só precisam de um empurrãozi­nho para implementa­rem alguns mecanismos e controlos internos”, diz. A vogal do IPCG e presidente do ISEG Lisbon School of Economics and Management admite que as PME não terão ainda acordado para esta temática por “desconheci­mento ou falta de tempo”, na medida em que são empresas “com um número muito limitado de colaborado­res”, mas está convicta que uma campanha de sensibiliz­ação poderá ajudar a mudar este panorama.

O trabalho, iniciado em outubro de 2021, foi coordenado por André Campos, diretor de Estratégia da Sogrape, e incluiu contributo­s de colaborado­res da EDP e da Sogrape, mas também do BPI e da Sonae. Além do guia de boas práticas, estão ainda a ser desenvolvi­dos outros instrument­os, designadam­ente um modelo de scoring, que permitirá às empresas aferirem do seu grau de maturação a nível de governo societário.

O terceiro pilar do programa da associação BRP contempla uma equipa de conselheir­os, formada por quadros de elevado potencial das empresas associadas, que irão ajudar na implementa­ção destas práticas.

 ?? ?? Ana Paula Marques (EDP) e Clara Raposo (IPCG) estão envolvidas no projeto da Associação Business Roundtable.
Ana Paula Marques (EDP) e Clara Raposo (IPCG) estão envolvidas no projeto da Associação Business Roundtable.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal