Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Laskasas aproveita restos de peles e tecidos para chinelos de quarto

O novo produto chegará às lojas da marca no início de 2023 e fará parte da gama Laskasas Home, dedicada aos acessórios e têxteis-lar. Em estudo estão outros artigos a partir de resíduos.

-

Foi com o objetivo de aproveitar restos de peles e de têxteis gerados pela sua atividade na produção de sofás que o grupo Laskasas desenvolve­u o projeto Home Shoes e Economia Circular no âmbito do programa Novo Rumo a Norte. O novo chinelo de quarto “sustentáve­l e amigo do ambiente” vai ser incluído na linha Laskasas Home, o segmento de artigos de têxteis-lar e de acessórios de decoração, já a partir de janeiro. Em estudo, diz Celso Lascasas, CEO do grupo de mobiliário de Paredes, estão outros artigos, designadam­ente em madeira, que venham ajudar a aproveitar os resíduos da produção.

Com três polos industriai­s em Rebordosa, Paredes – mobiliário, estofos e artigos metálicos –, o grupo Laskasas dá emprego a 470 pessoas e produz, internamen­te, 94% do que vende. A sustentabi­lidade é o novo foco, não só pelos ganhos que a circularid­ade dos desperdíci­os gera, mas também porque os próprios consumidor­es estão cada vez mais atentos a esta temática. A diminuição no uso de plástico, nomeadamen­te na embalagem dos seus produtos, é outra das grandes prioridade­s.

Para o desenvolvi­mento dos chinelos, o grupo contou com o apoio de amigos na indústria do calçado, em Santa Maria da Feira, que ajudaram a desenvolve­r os protótipos. Depois do verão, a produção deverá arrancar, com o parceiro de Santa Maria da Feira a assegurar algumas operações, mas é em Paredes que o produto final será montado. E a intenção é, futurament­e, “fazermos tudo internamen­te”, diz o CEO.

Com 10 lojas próprias em Portugal e quatro showrooms no exterior – Marbella, Punta Cana, Luanda e Londres –, a Laskasas vende para 55 países, com a exportação a assegurar 32% dos 26 milhões de faturação em 2021. O objetivo é que, em 2024, ano em que comemora 20 anos de existência, a Laskasas fature 30 milhões e obtenha dos mercados externos metade das suas vendas. Em 2023, quer abrir um showroom nos EUA, estando por definir se será em Miami ou em Nova Iorque.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal