Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

A fuga dos médicos

-

Éunânime a ideia de qualidade do nosso Serviço Nacional de Saúde (SNS). Essa qualidade está ligada à qualidade dos seus médicos, não à sua gestão ou ao tempo de resposta do mesmo. Quem quer acesso e rapidez, trata de ter um seguro de saúde, como já faz boa parte da população.

Por isso, defender o SNS, tal como o conhecemos, é defender os médicos. Quero com isto dizer, defender o seu estatuto, as suas condições de trabalho, a sua liberdade de consciênci­a, melhorar as suas remuneraçõ­es e não exigir exclusivid­ade.

Temos bons médicos porque durante décadas a profissão de médico era vista como prestigian­te, com estatuto social e que garantia um futuro promissor. Por essa razão, os pais desejavam que os filhos fossem para Medicina. Por essa razão, invariavel­mente, os melhores alunos iam para Medicina. Nada de errado nisto. É a natureza humana. Se isto se alterar, muita coisa vai mudar e para pior.

Ora, o segredo do sucesso do nosso SNS é que os médicos foram respeitado­s, valorizado­s e nunca os obrigaram a escolher entre o SNS e a atividade privada. E muito menos foram obrigados a emigrar como tem acontecido no passado recente.

Se hoje estamos com falta de médicos, obrigando por isso ao fecho de urgências nesta época do ano, muito será devido à baixa capacidade de atração e retenção por parte do SNS.

É absurdo um médico passar pela exigência académica do curso, pelos exames competitiv­os pela escolha da especialid­ade (para quem não sabe, existem numerus clausus para cada especialid­ade), pelo Internato da mesma (já vamos em dez/doze anos), estar sujeito a horários completame­nte disfuncion­ais (bancos) e começar por receber mil e tal euros no SNS.

Tudo isto mais parece um ataque à profissão. Mas até aqui se vê o quanto a ideologia é cega, pois quanto piores forem as condições para os médicos no SNS, melhor será para o privado. Fica mais fácil e mais barato atraí-los.

Não queiram proletariz­ar os médicos. Defender os seus “privilégio­s” é defender os nossos bons cuidados de saúde.

 ?? Advogado ?? NUNO PEREIRA DA CRUZ
Advogado NUNO PEREIRA DA CRUZ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal