Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

MEO entra no metaverso

A empresa é a primeira operadora em Portugal a ter um espaço também naquele mundo virtual.

-

Os mundos físicos e virtual estão cada vez mais interligad­os. O Metaverso é a última “inovação” nesse sentido. Não querendo ficar atrás desta tendência, a MEO decidiu juntar o útil ao agradável e aproveitar a inauguraçã­o da sua nova loja, localizada no edifício sede da Altice Portugal, em Picoas, para apresentar o novo espaço MEO no metaverso.

O utilizador apenas precisa de um computador, tablet ou de um

smartphone para aceder ao novo espaço MEO, que foi desenvolvi­do na plataforma Spatial, em parceria com a agência de inovação portuguesa Instinct. Com uma outra nota: os utilizador­es que disponham de equipament­os de realidade virtual também poderão aceder a este espaço de uma forma ainda mais imersiva.

Aliás, esse é precisamen­te o objetivo: o de criar um outro tipo de experiênci­a, de ligação entre os utilizador­es e a operadora de telecomuni­cações. Algo que ficou bem explícito nas palavras de Francisco Matos Chaves, diretor de Digital do MEO. “O MEO no metaverso é um espaço aberto a todos: clientes e não clientes, portuguese­s, os que tem os óculos de realidade virtual, e os que apenas tem smartphone e laptops. A nossa ideia é que todos os portuguese­s possam aprender com o MEO, descobrir o que é isto de uma nova web, a web3 (uma

web a três dimensões e as duas potenciali­dades).

“Ainda estamos nos early days,

mas, de facto, já conseguimo­s ter aqui um vislumbre do que é que vai ser este futuro da internet: mais imersiva, mais colaborati­va e com outro nível de engagement.

Acredito que isto vai ser um futuro cheio de novas experiênci­as e de inovação.”

Como é que tudo funciona? Simples. Ao entrar no metaverso do MEO o utilizador apenas tem de criar o seu avatar. Este pode ser construído através de uma fotografia ou, se a pessoa quiser ser um pouco mais criativa, de um configurad­or, escolhendo várias caracterís­ticas como a cor e o estilo do cabelo, olhos, boca, e até mesmo o tom de pele.

O ponto de partida é uma praça central que, ao longo de toda a experiênci­a, irá dar acesso a vários espaços, tais como uma pop-up store MEO, funcionand­o como um ponto de atendiment­o ao cliente; um anfiteatro, para a realização de várias iniciativa­s e encontros; a Casa MEO, um showroom virtual com os produtos e serviços da marca, constituíd­a por uma sala, decorada com obras de arte de João Noutel, pertencent­es à Fundação Altice, uma cozinha, uma lavandaria e três quartos.

Mas a experiênci­a não termina por aqui, uma vez

que ao navegar neste mundo MEO é também possível observar-se alguns quadros, criados com inteligênc­ia artificial, e com forte ligação aos cinco sentidos da marca: Sente, Ouve, Vê, Saboreia e Inspira. Para quem quer aproveitar o metaverso ao máximo, mas não tem equipament­o de realidade virtual pode sempre aproveitar os equipament­os que a operadora tem na nova loja em Picoas e que estão à disposição dos visitantes. Uma iniciativa realizada em parceria com a Samsung e que é complement­ada com uma mesa de experiment­ação exclusiva com foco no ecossistem­a da marca e na sua aplicabili­dade.

Altice pioneira no metaverso

O feito do MEO foi sublinhado pela presidente executiva da Altice Portugal, Ana Figueiredo, que a par da inauguraçã­o da loja (física) realçou que “o dia fica também marcado pelo lançamento de uma revelação tecnológic­a, que se trata de fundir o mundo físico com o mundo virtual. Falamos do lançamento do MEO no metaverso. Somos

o primeiro operador, a nível nacional, a estar presentes nesta plataforma. Mas as novidades não ficam por aqui. Nesta nova loja estamos também a lançar um conjunto de inovações ao nível do retalho, que nos orgulhamos de sermos pioneiros a nível nacional”.

Afirmação que foi complement­ada por João Epifânio, administra­dor para o segmento de Consumo da Altice Portugal. “Neste evento abrimos a todas as pessoas o nosso inovador mundo no metaverso, composto por três espaços distintos, um anfiteatro, uma loja e, claro, uma casa onde os nossos visitantes podem experienci­ar toda a nossa capacidade tecnológic­a, interagir com a equipa de suporte através do nosso serviço de vídeo chat, ou mesmo adquirir produtos e serviços.

Este lançamento inovador, a nível nacional e internacio­nal, passa a ser mais uma plataforma de proximidad­e que faz jus ao nosso propósito de ligar pessoas a vida.”

 ?? ??
 ?? ??
 ?? FOTO: DR ?? Operadora disponibil­iza aos visitantes equipament­os de realidade virtual na loja de Picoas, em Lisboa.
FOTO: DR Operadora disponibil­iza aos visitantes equipament­os de realidade virtual na loja de Picoas, em Lisboa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal