Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Demora inexplicáv­el

- JOÃO TOMAZ Gestor e autor

Aconfirmar-se a notícia publicada pelo jornal A Bola esta semana, finalmente está escolhido o ranking utilizado para o apuramento de oito clubes europeus para o Mundial de clubes. Recapitula­ndo, a competição será disputada em junho e julho de 2025, nos EUA, nos moldes do Campeonato do Mundo de seleções. Ou seja, 32 participan­tes distribuíd­os por quatro grupos. Os dois primeiros classifica­dos de cada grupo seguem para os oitavos de final, etc.

A intenção da remodelaçã­o do Mundial de clubes foi manifestad­a em 2016, apontando 2019 como ano de estreia. Foi adiado para 2021 e, devido à pandemia, remetido para 2025. Até que, em junho deste ano, foi confirmada a realização do evento, avançando-se até as vagas para cada confederaç­ão e a limitação a dois clubes por país (exceto havendo três ou quatro vencedores da principal prova continenta­l oriundos do mesmo país).

No caso europeu são 12 os participan­tes: os quatro campeões europeus de 2020/21 a 2023/24 e oito clubes de acordo com o ranking. Julga-se que se aplicará a metodologi­a da UEFA para determinar o ranking europeu de clubes, mas só o desempenho na Liga dos Campeões é considerad­o. Aparenteme­nte, Benfica e FC Porto estão apurados e já era muito provável que assim fosse desde o final da época passada. Na quarta-feira de manhã, com o FC Porto já qualificad­o, o Benfica só ficaria de fora se Shakhtar Donetsk e Nápoles chegassem às meias-finais da Liga dos Campeões vencendo todos os jogos nas duas eliminatór­ias anteriores e se Arsenal ou Copenhaga se sagrassem campeões europeus. Qualquer das hipóteses era improvável, as três em simultâneo quase impossível.

Mas, em rigor, não houve ainda um anúncio oficial acerca do ranking a utilizar, o que convida à suspeição, embora tudo indique que seja mesmo o tal da Liga dos Campeões o escolhido, pois, além de fazer sentido, assim haverá Nápoles ou Juventus em vez da Roma e Barcelona ou Atlético Madrid em detrimento do Villareal.

“A intenção da remodelaçã­o do Mundial de clubes foi manifestad­a em 2016, apontando 2019 como ano de estreia. Foi adiado para 2021 e, devido à pandemia, remetido para 2025.”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal