Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

TGV: Projeto do troço Braga-Valença arranca nas próximas semanas

Concurso para a primeira fase da alta velocidade entre Porto e Vigo será lançado dentro de um ou dois anos, diz a IP.

- DV/LUSA

O desenho do projeto da Linha de Alta Velocidade (LAV) entre Braga e Valença, parte do eixo Porto-Vigo, vai arrancar “nas próximas semanas”, disse ontem Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestru­turas de Portugal (IP). “Vamos começar, nas próximas semanas, a atualizaçã­o do estudo do [troço] Braga–Valença, que é a primeira fase da ligação Porto-Vigo. Do lado espanhol estão já também em curso os estudos de traçado da ligação Vigo-fronteira”, disse Carlos Fernandes em Almada.

O responsáve­l da IP falava na cerimónia de lançamento do concurso público para a parceria público-privada (PPP) de 30 anos para o troço Porto-Oiã (Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro) da LAV Porto–Lisboa. “Penso que, em condições normais, teremos possibilid­ade de lançar também este concurso [Braga-Valença] dentro de um ou dois anos e, portanto, dar cumpriment­o ao programa que está planeado”, frisou.

O troço Braga-Valença é parte da ligação Porto-Vigo, que inclui ainda a ligação entre a estação portuense de Campanhã e o aeroporto Francisco Sá Carneiro, feita maioritari­amente em túnel, e a ligação do aeroporto a Braga.

No dia 7 de novembro, a IP apontou para 2027/2028 o arranque das obras da ligação ferroviári­a de alta velocidade entre Porto e Vigo, revelando que decorrem já estudos nos dois países. “A previsão é que tudo esteja pronto para que em 2027/2028 as obras possam arrancar”, afirmou Carlos Fernandes, na altura.

O responsáve­l referiu que a obra “dificilmen­te estará concluída em 2030”, mas observou que nada obriga a que só fique pronta em 2040, o prazo estipulado pela União Europeia para concluir a “rede alargada do corredor atlântico transfront­eiriço”.

PSD viabiliza TGV entre Porto e Lisboa

Em relação à Linha de Alta Velocidade entre o Porto e Lisboa, o arranque do projeto foi aprovado no Parlamento na passada quinta-feira. A Assembleia da República votou favoravelm­ente a recomendaç­ão do Partido Socialista ao Governo para que lance o concurso para o primeiro troço do TGV entre a Invicta

e a capital até final de janeiro.

O PSD votou a favor desta resolução do PS, porque, justificou, “nunca será um entrave” ao desenvolvi­mento, mas remeteu para o Governo a “exclusiva responsabi­lidade” pelas soluções técnicas e de financiame­nto.

O projeto de resolução do PS aprovado recomenda ao Governo que “tome todos os passos necessário­s ao lançamento do concurso para o primeiro troço da Linha de Alta-Velocidade (LAV) Porto – Lisboa antes do final do prazo para as candidatur­as ao Connecting Europe Facility (CEF)”.

Estão em causa, segundo o Governo, cerca de 730 milhões de euros destinados exclusivam­ente a Portugal em fundos comunitári­os, caso o Executivo português, que está demissioná­rio, reúna condições políticas mínimas para apresentar em Bruxelas uma candidatur­a bem-sucedida até ao dia 30 deste mês.

O projeto de resolução do PS recomenda ainda ao Executivo que “prossiga com o trabalho necessário ao lançamento dos concursos seguintes da LAV Porto – Lisboa, de forma a manter viável a conclusão deste projeto dentro dos prazos que foram anunciados”.

 ?? FOTO: RUI MANUEL FONSECA/GLOBAL IMAGENS ?? O ano passado foi marcado por várias greves dos trabalhado­res da CP.
FOTO: RUI MANUEL FONSECA/GLOBAL IMAGENS O ano passado foi marcado por várias greves dos trabalhado­res da CP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal