Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Israelita Tamar prepara abertura de mais dois hotéis boutique com histórias do Porto

Grupo tem na Saboaria a sua joia da coroa, enquanto estuda oportunida­des para reforçar presença no país. Douro e Alentejo estão no radar dos três empreended­ores de Jerusalém.

- —SÓNIA SANTOS PEREIRA sonia.s.pereira@dinheirovi­vo.pt

O grupo israelita Tamar tem em construção dois novos hotéis boutique no Porto, cuja abertura deverá ocorrer ainda em 2024. Com esses projetos, passará a explorar quatro unidades hoteleiras na cidade, cuja linha unificador­a é a valorizaçã­o das histórias da urbe. Junto às velhas Escadas dos Guindais, nascerá o Arnaldo, numa referência ao escritor e jornalista portuense do século XIX Arnaldo Gama, eternizado numa estátua colocada nas proximidad­es. Terá 45 quartos. Na Rua da Fábrica, está a ser reabilitad­o um edifício que dará origem a um hotel de 44 quartos. Chamar-se-á Fábrica, numa alusão à Real Fábrica do Tabaco, que em tempos idos funcionou nesta artéria portuense.

Os três jovens israelitas que detêm o grupo Tamar – Uri Maeir, Hillel Gassenbaue­r e Amir Madeson – têm ainda outros projetos em curso no país. Em Lisboa, concretame­nte em Alcântara, preparam-se para transforma­r um velho edifício num aparthotel de cinco estrelas. Como adianta Uri Maeir, o processo de licenciame­nto foi demorado, mas a obra deverá arrancar ainda este ano. Em Tentúgal, compraram uma propriedad­e que pertenceu à família real, onde pretendem ter uma oferta de alojamento e de promoção artística. A ideia é “convidar artistas a apresentar performanc­es e abrir as portas à participaç­ão de todas as pessoas”, diz. Este é um investimen­to que será realizado faseadamen­te.

E não quer ficar por aqui. Neste momento, está a olhar para o Douro e Alentejo. Segundo Uri Maeir, “estamos muito bem em Portugal”. Aliás, tanto Uri como Amir vivem no Porto, quando, há pouco mais de seis anos, encontrara­m “um local a que pudessem chamar casa”. Desde aí, têm analisado oportunida­des de reabilitaç­ão de edifícios com alma e história. O capital para desenvolve­r estes projetos chega maioritari­amente de family officers israelitas. Uri Maeir escusa-se a revelar os valores investidos até à data, apenas esclarece que cada edifício tem o seu próprio grupo de investidor­es. As obras são realizadas com financiame­nto bancário.

Sob o aroma do sabão

A Tamar não revela os valores investidos até à data, apenas esclarece que cada edifício tem o seu próprio grupo de investidor­es.

O último projeto do grupo Tamar (e o segundo em operação) a abrir portas foi o hotel boutique Saboaria, na muito antiga e estreita Rua do Bonjardim, no Porto. A unidade segue o princípio estabeleci­do pelos três empreended­ores de investir em edifícios que aportem história. Aqui, recuperara­m a memória da antiga Saboaria do Bolhão, muito reconhecid­a pela produção do famoso sabão Offenbach. Segundo conta o grupo, os dois edifícios que hoje constituem a Saboaria foram propriedad­e de várias famílias nobres ao longo dos séculos e, já no fim de oitocentos, o empresário galego Vítor Maria Martins fundou a Saboaria do Bolhão junto ao antigo logradouro deste edificado.

Sob os aromas do sabão e com clara aposta na criação de um ambiente de tranquilid­ade mesmo no centro do Porto, a Saboaria integra 28 apartament­os divididos por três pisos e dois edifícios, sendo que no centro deste edificado pontifica um pequeno jardim com uma piscina aquecida e onde também está instalado o SPA da unidade. As áreas dos estúdios variam entre os 30 e o 75 metros quadrados, alguns com amplas salas de estar, varanda com vista para o jardim ou um enorme jacuzzi instalado no quarto. Estas pequenas casas têm uma kitchenett­e, equipada com placa de indução,

forno, micro-ondas, máquina de café e minibar, a que se soma a particular­idade de terem tapetes de ioga para os hóspedes usufruírem de momentos de relaxe e bem-estar. Entre os serviços disponívei­s, há aulas de ioga e workshops de sabão artesanal.

Uri Maeir recusa o título de luxo, mas a Saboaria foi pensada por muitos criadores, entre arquitetos e designers, e envolveu um historiado­r. O projeto, que transformo­u “uma completa ruína, com telhados a cair” num espaço que ambicionav­a “ser único”, acabou por o obter o 1. lugar na edição de 2023 dos prémios SIL-Imobiliári­o, na categoria de reabilitaç­ão urbana. O património existente deu a linha de condução ao projeto. Os autores replicaram as incrustaçõ­es em ferro fundido nas portas, instalaram mosaico hidráulico a preto e branco inspirados nos pavimentos originais e a cor das carpintari­as manteve-se numa espécie de verde pardo, que lembra as antigas oficinas de madeira.

O jovem empreended­or não revela as receitas que está a gerar a unidade, nem a rentabilid­ade obtida pelos investidor­es, vai apenas adiantando que a taxa de ocupação ronda os 75%, com os norte-americanos, franceses, espanhóis, britânicos e portuguese­s a serem predominan­tes na procura. No Laranjais, o primeiro projeto de alojamento turístico do grupo Tamar no Porto, o negócio corre de igual forma. Esta unidade, que também resultou da requalific­ação de um edifício na Rua do Almada onde, segundo reza a história, existiu um campo de árvores – daí a designação – tem 24 apartament­os para o segmento alto.

Uri Maeir e Hillel Gassenbaue­r renderam-se ao Porto e a Portugal. Desde 2017 que se instalaram na cidade nortenha e até já constituír­am família. Foi aqui que encontrara­m o que procuravam. Como sublinha Uri Maeir, “estávamos à procura de um lugar que pudéssemos chamar casa e surgiu a oportunida­de de viver neste país, calmo e seguro, onde podíamos desenvolve­r a nossa paixão pela reabilitaç­ão”. Amir Madeson continua a viver em Jerusalém, a terra natal destes três amigos de infância, acompanhan­do mais de perto os investidor­es. Vem com frequência ao país, até porque estes empreended­ores continuam a ver oportunida­des e acreditam que o potencial turístico se manterá por muitos anos.

 ?? FOTO: ALEXANDRE DELMAR/DIREITOS RESERVADOS ?? O grupo Tamar foi fundado por Uri Maeir, Hillel Gassenbaue­r e Amir Madeson.
FOTO: ALEXANDRE DELMAR/DIREITOS RESERVADOS O grupo Tamar foi fundado por Uri Maeir, Hillel Gassenbaue­r e Amir Madeson.
 ?? ??
 ?? FOTO: ALEXANDRE DELMAR/DIREITOS RESERVADOS ?? A Saboaria tem 28 apartament­os, com áreas entre variam entre os 30 e o 75 metros quadrados, alguns com amplas salas de estar, varanda com vista para o jardim ou um jacuzzi instalado no quarto.
FOTO: ALEXANDRE DELMAR/DIREITOS RESERVADOS A Saboaria tem 28 apartament­os, com áreas entre variam entre os 30 e o 75 metros quadrados, alguns com amplas salas de estar, varanda com vista para o jardim ou um jacuzzi instalado no quarto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal