Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Spring Smart Solutions Sistema inteligent­e que ajuda empresas a cortar até 30% nos custos

Através de um software baseado em inteligênc­ia artificial, empresa de origem brasileira faz a gestão de contas de água, luz e telecomuni­cações. Investimen­to em Portugal vai ascender aos três milhões até 2028.

- —INÊS DE ALMEIDA FERNANDES geral@dinheirovi­vo.pt

A Spring Smart Solutions chegou a terras lusas e promete ajudar as empresas em Portugal a alcançar poupanças até 30% ao ano nas suas contas de água, luz e telecomuni­cações. Através de um software baseado em inteligênc­ia artificial que analisa os dados ligados aos consumos, a solução permite às organizaçõ­es gerir de forma mais eficiente as suas despesas e reduzir custos desnecessá­rios.

Apesar de se tratar de uma única tecnologia, o software é adaptado à realidade de cada cliente para proporcion­ar o máximo de poupança possível, atuando das componente­s mais complexas às mais simples. No caso das telecomuni­cações, por exemplo, a análise pode ir desde as especifici­dades contratuai­s até à avaliação dos dados das linhas telefónica­s empresaria­is dos colaborado­res, permitindo verificar se as utilizam para fins pessoais que aumentem os consumos na fatura.

No entanto, há vertentes mais simples onde é possível poupar, como é o caso da energia. Um dos exemplos mais básicos tem a ver com a utilização de computador­es: a tendência é para desligar os monitores, mas não o aparelho, que continua a consumir energia. “Um computador ligado não é problema para ninguém, mas se estivermos a falar de 600 em simultâneo, os custos adicionais serão notórios”, explica Rafael Mendes, CEO da Spring Smart Solutions.

Este é o trabalho que a empresa já executa “com mestria” no Brasil e que agora transfere para o mercado português. “Quem é que não quer poupar até 30%?”, questiona o responsáve­l, admitindo que este valor de poupança é uma média, mas que pode ser maior ou menor, consoante o trabalho também a ser executado do lado do cliente.

Apesar da presença recente no mercado nacional, a consultora já tem garantido um grande cliente que atua “na área das ciências exatas”, mas que fica, por enquanto, por revelar.

Expansão internacio­nal

“Portugal é a porta para a Europa. Na nossa visão, não adiantava tentar entrar por Espanha ou Inglaterra.” —RAFAEL MENDES CEO da Spring Smart Solutions

Depois de mais de duas décadas a trabalhar na consolidaç­ão do mercado brasileiro, a Spring Smart Solutions decidiu iniciar a sua expansão, tendo escolhido Portugal para primeiro mercado internacio­nal.

O idioma e as relações sólidas entre os dois países foram alguns dos fatores que motivaram a decisão, mas também o relevante posicionam­ento geográfico – “Portugal é a porta para a Europa. São várias as facilidade­s em que temos conexão entre os dois países e, na nossa visão, não adiantava tentar entrar por Espanha ou Inglaterra, teria sempre de ser Portugal”, afirma Rafael Mendes.

Por forma a criar raízes e a construir uma equipa portuguesa que esteja totalmente integrada na cultura empresaria­l da Spring, a consultora vai contratar dez pessoas, procurando perfis nas áreas de tecnologia­s da informação e vendas. O investimen­to total em Portugal vai ascender aos três milhões de euros até 2028.

O objetivo passa, também, por rapidament­e transferir a operação do atual espaço no Regus – ambiente de cowork na Avenida da Liberdade –, para um escritório próprio, que funcionará inicialmen­te com “apoio dos operaciona­is do Brasil até que Portugal possa caminhar pelas suas próprias pernas”.

Futurament­e, e depois de consolidad­o o negócio luso, o objetivo é terminar a conquista à Península Ibérica com a entrada no mercado espanhol e com a construção “de um caminho para outros países europeus”, revela o luso-brasileiro.

No Brasil, a Spring Smart Solutions conta com 98 colaborado­res entre os seus dois escritório­s localizado­s no Paraná e em São Paulo, sendo que este último agrega 88 pessoas. A operação brasileira rende um milhão e meio de reais por mês (280 mil euros) em faturação e a empresa “continua a crescer”, apesar dos impactos da crise pandémica e do atual contexto geopolític­o.

 ?? ??
 ?? FOTO: D.R. ?? Meta é reduzir despesa com água, luz e comunicaçõ­es.
FOTO: D.R. Meta é reduzir despesa com água, luz e comunicaçõ­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal