Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Mecanismos financeiro­s de apoio ao jornalismo

-

Alargar a definição de serviço público para abranger ações de divulgação pública de temas relevantes (como campanhas de prevenção de violência doméstica ou de saúde pública) no âmbito do jornalismo, criando mecanismos de apoio para os títulos que lhe deem espaço.

Subsidiar compromiss­os de qualidade editorial, como a manutenção de correspond­entes no estrangeir­o e a cobertura de comunidade­s sub-representa­das.

Criar mecanismos de redução (ou mesmo isenção) fiscal para entidades que contratem jovens profission­ais.

Subsidiar mecanismos de formação continuada para os profission­ais das empresas jornalísti­cas, promovendo a aquisição de competênci­as ao longo da vida.

Apoiar de forma efetiva a distribuiç­ão dos títulos de imprensa nacional e regional, subsidiand­o as rotas que não são sustentáve­is comercialm­ente.

Desenvolve­r mecanismos de apoio para a transforma­ção digital de empresas noticiosas, facilitand­o projetos de modernizaç­ão que ajudem no acesso a novos mercados e ao desenvolvi­mento de novos produtos.

Assegurar critérios transparen­tes na distribuiç­ão de publicidad­e nacional e regional aos meios informativ­os existentes.

Garantir um conjunto de condições especiais para startups jornalísti­cas, especialme­nte aquelas que propõem um serviço diferencia­do e/ou cobertura de nichos geográfico­s ou temáticos.

Subsidiar diretament­e os meios de comunicaçã­o social que mantenham e disponibil­izem os seus arquivos à população enquanto ato de serviço público.

Estabelece­r mecanismos de apoio que estimulem as escolhas dos cidadãos por assinatura­s de títulos editoriais, como vouchers, descontos e/ou abatimento­s diretos nos impostos ao investimen­to no consumo de informação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal