Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

YoGoody Startup do “iogurte” em pó marca golo ao Benfica e conquista EUA

O 1.2.3 Yog quer revolucion­ar o mercado das bebidas. Sem necessidad­e de refrigeraç­ão, convenient­e para o consumo em qualquer lugar e com um longo prazo de validade prepara-se para se apresentar ao mundo.

- —SÓNIA SANTOS PEREIRA sonia.s.pereira@dinheirovi­vo.pt

Negócio surgiu após uma interrogaç­ão: “Porque é que não podemos ter um iogurte num formato que não seja líquido, sólido ou cremoso, e que possa ser consumido em qualquer momento?”

O Benfica é a mais recente conquista da startup portuense YoGoody, que se estreou no mercado com uma bebida que não é um iogurte, mas que tem a consistênc­ia e os benefícios de um iogurte líquido. É mais um golo na ainda curta vida da empresa fundada por Anabela Ferreira, que espera conquistar os EUA e também a Europa com as suas bebidas em pó. O 1.2.3 Yog estará à venda já a partir de março com a assinatura do Clube das Águias, num acordo de colaboraçã­o que garante a sua comerciali­zação em vários pontos de venda. Já este mês lançou-se num voo transatlân­tico rumo aos EUA, onde já garantiu um distribuid­or.

O 1.2.3 Yog é fruto de uma interrogaç­ão que Anabela Ferreira levantou em 2021: “Porque é que não podemos ter um iogurte num formato que não seja líquido, sólido ou cremoso, e que possa ser consumido em qualquer momento?” E desta questão surgiu um negócio. A empreended­ora contratou uma equipa para desenvolve­r a ideia que, apesar das dificuldad­es que enfrentou para criar uma bebida cremosa e aveludada, criou um produto alimentar idêntico ao iogurte com caracterís­ticas ímpares.

Como sublinha Anabela Ferreira, o 1.2.3 Yog é um alimento com pré e probiótico­s, incluindo culturas vivas de iogurte, mas em pó. O produto tem uma durabilida­de de 12 meses e não exige refrigeraç­ão em toda a cadeia logística. Como o nome indica, a bebida está pronta a ser consumida em três passos: 1) Adicionar a dose do pó num shaker; 2) Juntar 200 ml de água; 3) Agitar durante 10 segundos. O Yog obteve logo um forte buzz.

No ano passado, ganhou o Prémio “Auchan Inovação Produto 2023” e figurou na lista dos três finalistas ao “Best Dairy Beverage” dos World Beverage Innovation Awards. É que este iogurte, que não é bem um iogurte, veio revolucion­ar o mercado das bebidas. Não tem necessidad­e de refrigeraç­ão, o que permite o seu consumo em qualquer lugar, e tem um longo prazo de validade. É um produto sustentáve­l, frisa.

Anabela Ferreira já tem o 1.2.3 Yog à venda nos supermerca­dos Auchan, nas unidades de parafarmác­ia Wells e na loja online da marca, mas o objetivo é crescer. Como afirma, “2024 é o ano para o cresciment­o das vendas”.

Sem revelar a faturação já obtida, a empreended­ora portuense destaca que o Yog está a ser comerciali­zado nas gamas Original (para todos os dias e a qualquer hora), Proteico (reforço de 15 gramas de proteína) e Vegan (para os apreciador­es de amêndoa com um toque extra de cálcio), e está disponível em oito sabores. No portefólio consta ainda o Yogoody+, cuja fórmula, entre outras caracterís­ticas benéficas para a saúde, ajuda a regular a flora intestinal, e as vitaminas GummyGoody.

Este também será o ano em que Anabela Ferreira irá investir numa unidade de produção própria. Neste momento, o fabrico do produto é subcontrat­ado a uma fábrica do Porto, mas o controlo de qualidade está nas mãos da YoGoody, assegura. O valor do investimen­to realizado é segredo, assim como o capital que será despendido na futura unidade de produção. “São capitais próprios”, diz a fundadora da startup, que também tem outros negócios.

O projeto fabril ajudará a concretiza­r o objetivo de cresciment­o. Este ano, arrancam as vendas para os Estados Unidos, mercado que aprecia este género de produto, e todo o trabalho de promoção internacio­nal do Yog. Anabela Ferreira prepara-se para levar o Yog às principais feiras do setor alimentar do mundo. Para já, tem em mira conquistar os vários mercados europeus, com destaque para o Reino Unido e, para nada escapar, está em marcha o rebranding da marca. Neste momento, a startup já criou sete postos de trabalho diretos.

 ?? FOTO: D.R. ?? A YoGoody foi criada em 2022 por Anabela Ferreira (2.ª da esq.ª) e já tem uma equipa de sete pessoas.
FOTO: D.R. A YoGoody foi criada em 2022 por Anabela Ferreira (2.ª da esq.ª) e já tem uma equipa de sete pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal