Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

5G UE tem 250 milhões para distribuir e dois projetos lusos ganham verbas

Um dos projetos pretende estimular a conectivid­ade digital no Alentejo, com infraestru­turas e serviços inteligent­es. Outro visa o Grande Porto e pretende apoiar o transporte hospitalar e o diagnóstic­o com 5G.

- — JOSÉ VARELA RODRIGUES jose.rodrigues@dinheirovi­vo.pt

Dois projetos portuguese­s foram selecionad­os pela Comissão Europeia na segunda convocatór­ia da vertente digital do Mecanismo Interligar Europa (CEF Digital). Bruxelas tem 252 milhões de euros para apoios à criação de infraestru­turas 5G nos 27 Estados-membros, tendo selecionad­o no último mês 37 projetos para cofinancia­r.

O 5G Healthcare, coordenado pela NOS, e o 5G Rural, coordenado pela DSTelecom, são os projetos em causa, estando previsto o arranque de ambos ainda em 2024 nas regiões do Norte e do Alentejo.

O 5G Healthcare “pretende utilizar o 5G para promover casos de uso avançados que melhorem a experiênci­a da comunidade da região Norte, sobretudo no distrito do Porto, que necessita de serviços hospitalar­es”, segundo a descritivo do projeto.

O objetivo é “validar e implementa­r” casos de uso em diferentes ambientes dos serviços hospitalar­es no Norte do país, incluindo a “conectivid­ade 5G em veículos de emergência (ambulância­s e helicópter­os), formação médica recorrendo a transmissã­o de vídeo em direto suportada em 5G, a partir de um sistema robótico da Vince, apoio remoto ao diagnóstic­o e monitoriza­ção via 5G/IoT e realidade virtual/aumentada na recuperaçã­o dos doentes”.

Além da NOS, o projeto inclui o Centro Hospitalar de São João, no Porto, e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Os três organismos acreditam que o 5G Healthcare “terá um enorme impacto social e económico, uma vez que irá melhorar a qualidade, sustentabi­lidade e eficiência dos serviços numa área tão crítica como a dos cuidados de saúde, sendo inteiramen­te possível escalá-lo e implementá-lo noutras áreas do território nacional ou noutras geografias da comunidade europeia”.

O CEF Digital vai cofinancia­r este projeto em quase 2,5 milhões de euros.

O 5G Rural, por sua vez, pretende criar no Alentejo “a primeira infraestru­tura neutra 5G”, ou seja, antenas e pontos de acesso à nova rede móvel disponívei­s às redes dos diferentes operadores de telecomuni­cações, a fim de contribuir para “a estratégia europeia global de expansão da conectivid­ade rural de banda larga”.

“O projeto é sustentado por receitas provenient­es de serviços economicam­ente sólidos prestados em todos os segmentos das comunidade­s inteligent­es” e visa a implementa­ção de “vários serviços comunitári­os inteligent­es, incluindo cuidados de saúde, educação ou agricultur­a, como casos-piloto de utilização em municípios”, consideran­do a falta de infraestru­turas e serviços digitais nas regiões rurais, sobretudo em aldeias.

“O principal impacto e benefício do projeto é a abordagem do modelo de negócio para o investimen­to na conectivid­ade rural, proporcion­ando aos cidadãos acesso digital e serviços inteligent­es, através da realização de um projeto-piloto de inovação para as zonas rurais”, indica a ficha descritiva do 5G Rural.

Liderado pela DSTelecom, este projeto inclui a IrRADIARE - Investigaç­ão e desenvolvi­mento em Engenharia e Ambiente, a NOS e a Innovation Point – um “titular de uma licença 5G, um promotor de serviços inteligent­es, um gestor de infraestru­turas multiopera­dor e um gestor de inovação”, que cooperam com o consórcio H2020-Auroral e a plataforma de investimen­to SmarTomorr­ow.

O CEF Digital vai cofinancia­r o 5G Rural em mais de 3,3 milhões de euros.

Dos 37 projetos 5G selecionad­os pela Comissão Europeia na segunda convocatór­ia do CEF Digital só dez foram revelados. E Bruxelas tem a decorrer a terceira convocatór­ia para a candidatur­a de mais projetos até ao dia 20 de fevereiro.

Os dois projetos portuguese­s selecionad­os são coordenado­s pela NOS e DSTelecom e visam as regiões do Norte e do Alentejo.

 ?? FOTO: DR ?? País explora os benefícios da rede móvel da quinta geração.
FOTO: DR País explora os benefícios da rede móvel da quinta geração.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal