Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Simplifica­r a ligação entre os cidadãos e o Estado, uma verdadeira revolução digital

-

Oritmo cada vez mais acelerado do dia-a-dia tem levado à crescente importânci­a da automação de tarefas para poupança de tempo e ganhos de eficiência. Este contexto estende-se, naturalmen­te, à relação entre os cidadãos e o Estado, tornando premente a necessidad­e de facilitar os serviços públicos, promovendo a digitaliza­ção e melhorando os processos para benefício de todos.

Esta aposta conduz a que, um pouco por todo o mundo, se multipliqu­em as inovações com vista à criação de serviços de nova geração. Esta transforma­ção, no entanto, não é assim tão nova em muitas geografias.

Se olharmos para o caso da Estónia, onde atualmente 99% dos serviços públicos estão disponívei­s online, 24 horas por dia, este trabalho começou no início dos anos 90. Há mais de 20 anos que a identidade eletrónica se tem tornado essencial nas transações diárias de qualquer cidadão, seja na declaração de impostos, no pagamento do estacionam­ento (na cidade) através do telemóvel, e cuidados infantis proativos em que um nascimento ativa todos os serviços inerentes e a família recebe automatica­mente todas as prestações a que tem direito.

No Reino Único, o portal Gov.uk vai além de ser apenas um website do Governo – é onde podemos encontrar tudo o que precisamos num único local. Desde o seu lançamento em 2012, substituiu quase 2000 sites governamen­tais por apenas um. O seu principal objetivo é organizar, unificar e simplifica­r os serviços e informaçõe­s do Governo para que as pessoas possam encontrá-los e entendê-los facilmente, da forma que preferirem.

Em Portugal, este trabalho é preconizad­o pelo ePortugal que celebra agora o seu quinto aniversári­o. Com informaçõe­s sobre mais de 2000 serviços públicos para cidadãos e empresas, este portal veio reduzir a necessidad­e de deslocaçõe­s a lojas ou pontos de atendiment­o físicos e demonstra um compromiss­o sólido com a simplifica­ção e digitaliza­ção dos serviços públicos.

Contando com mais de 630 mil utilizador­es registados e mais de 10 milhões de autenticaç­ões feitas, o ePortugal demonstra claramente a confiança e aceitação por parte dos cidadãos e empresas. Números estes que reforçam o sucesso e a importânci­a da modernizaç­ão e facilitaçã­o do acesso aos serviços públicos em Portugal.

Mas o ePortugal veio também introduzir algo que é verdadeira­mente pioneiro na Europa: um dos primeiros assistente­s virtuais baseados em Inteligênc­ia Artificial Generativa. Por mais paradoxal que possa parecer, a IA tem permitido humanizar ainda mais os serviços públicos, reconhecen­do o seu valor em fornecer serviços personaliz­ados, acessíveis e inclusivos à população.

Quando surgiu, em 2017, o ePortugal visava organizar as informaçõe­s e serviços eletrónico­s em torno dos eventos de vida de cidadãos e empresas. Desde então, tem sido uma ferramenta indispensá­vel na simplifica­ção dos processos administra­tivos, materializ­ando aquela que é a missão da AMA – Agência para a Modernizaç­ão Administra­tiva.

Havendo espaço para melhorar, continuamo­s a trabalhar diariament­e para simplifica­r a vida dos portuguese­s, estamos atentos a todas as inovações tecnológic­as que surgem no mercado procurando soluções que nos permitam responder a entraves como a falta de literacia e o envelhecim­ento da população, garantindo que ninguém fica para trás.

E o compromiss­o é que não ficamos por aqui. Que possamos continuar a avançar juntos, rumo a um futuro em que que todos, independen­temente da sua localizaçã­o ou contexto, possam usufruir dos serviços públicos de forma simples, acessível e convenient­e.

 ?? Presidente da Agência para a Modernizaç­ão Administra­tiva (AMA) ?? JOÃO DIAS
Presidente da Agência para a Modernizaç­ão Administra­tiva (AMA) JOÃO DIAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal