Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Mediaweb Salto de gigante para a criação de um produto para low-code

Empresa de Leiria duplica faturação e equipa em três anos, e agora lança o RocketUI, uma ferramenta de aceleração em front-end. Deram nas vistas e entraram na lista da consultora Deloitte das 50 tecnológic­as que mais cresceram em Portugal no ano passado.

- —BRUNO CONTREIRAS MATEUS bruno.mateus@dinheirovi­vo.pt

Nélson Rodrigues tinha acabado o curso profission­al de Informátic­a, aos 20 anos, quando criou a Mediaweb com dois colegas, em Leiria. Sem experiênci­a real nem formação universitá­ria, decidiram lançar-se, ainda assim, por conta própria, como web developers, a fazer websites para empresas. Tudo começou em 2006. Com o boom da criação de sites fazia sentido arriscar – era a época das oportunida­des na informátic­a.

Com a entrada em 2012 nos primeiros projetos de low-code com a Outsystems – atualmente unicórnio –, a Mediaweb ganhou projeção e reconhecim­ento. “Em enterprise, e particular­mente em Outsystems, os projetos em que nós estávamos a começar a ter acesso eram de empresas muito grandes, porque só estas têm capacidade de comprar a licença. Notámos que o nosso trabalho era muito mais valorizado. Nós estávamos a ajudar equipas de engenharia a fazer a parte visual dos sites, que é a que eles têm dificuldad­e”, explica Nélson. “Essa parte visual começa na criação do design, feita normalment­e por designers, não pela equipa de engenharia. Mas depois, a criação do código que representa a parte visual, é algo que um engenheiro tipicament­e não gosta de fazer, porque está muito mais focado na parte lógica, a parte visual e estética, normalment­e não é tão natural para eles. Então focámo-nos no que chamamos front-end, que é a parte visual do código.”

A parte do design não trabalha apenas a aplicação para ser visualment­e atrativa, mas tenta ir também ao encontro das necessidad­es do utilizador, tendo em conta as suas funcionali­dades e o que se pretende efetivamen­te fazer, neste caso, com o software e o dispositiv­o onde este vai ser utilizado, que pode ser um computador de secretária, ou um tablet em chão de fábrica. Depende sempre do negócio do cliente.

Por essa altura Nélson já estudava Engenharia Informátic­a, no Politécnic­o de Leiria, curso que viria a abandonar para passar muito mais tempo em Lisboa e dedicar-se ao negócio. Os dois sócios acabaram por sair e, com isso, surgiu a oportunida­de de dar participaç­ão na empresa a uma prima, que se tornou essencial na gestão. Atualmente são 39 trabalhado­res, mas a equipa poderá crescer no final do ano, tudo depende da forma como o mercado reagir a um produto novo que acabam de lançar, fruto do investimen­to da empresa que já tem uma faturação anual próxima de 1,5 milhões de euros – duplicou nos últimos três anos, o que lhes valeu a atenção da Deloitte, que os colocou na lista Technology Fast 50 2023 Portugal, onde figuram as tecnológic­as que mais cresceram.

Os criadores do RocketUI

Numa explicação simples, o low-code permite que em vez de se fazer o desenvolvi­mento de uma aplicação de modo tradiciona­l, em que é preciso escrever o código todo, utiliza-se um interface visual que permite definir o código visualment­e e utilizar uma série de acelerador­es. Esta forma visual de fazer código permite também a pessoas mais juniores entregarem trabalho complexo.

O RocketUI nasceu do investimen­to interno da Mediaweb. Esta espécie de kit que funciona em Outsystems, Mendix (e brevemente em React), oferece aos designers e programado­res as ferramenta­s necessária­s para criarem as melhores experiênci­as de utilização nas aplicações em que estão a trabalhar – é um dos tais acelerador­es. “No fundo, temos uma série de coisas pré-feitas no Rocket que aceleram o nosso trabalho de front-end e design”, explica Nélson Rodrigues. Esta diferencia­ção tem permitido à Mediaweb conquistar novos clientes. Para celebrar esta transição e os 18 anos, lançaram o rebrand da marca e projetam para este ano um cresciment­o de 20% na faturação.

Especialis­ta em programaçã­o front-end, a Mediaweb fatura perto de 1,5 milhões de euros por ano, mas já projeta um cresciment­o de 20% para 2024.

 ?? FOTO: D.R. ?? Equipa da Mediaweb. Nélson Rodrigues é o segundo à esq. na fila de baixo.
FOTO: D.R. Equipa da Mediaweb. Nélson Rodrigues é o segundo à esq. na fila de baixo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal