Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Luz do italiano Davide Groppi expande-se ao centro do Porto

Reconhecid­a e premiada marca de iluminação instalou-se no Quarteirão das Artes. Já conquistou gabinetes de arquitetos e designers de interiores.

- —SÓNIA SANTOS PEREIRA sonia.s.pereira@dinheirovi­vo.pt

Foi pelas mãos da Light Origin, empresa do grupo especialis­ta em iluminação técnica e decorativa LensO, que a reconhecid­a e premiada marca Davide Groppi expandiu a sua luz ao centro do Porto. No Spazio Esperienze Porto, instalado num palacete do século XIX, no conhecido Quarteirão das Artes, estão expostos 33 modelos que ilustram a génese criativa do italiano: simplicida­de, leveza, emoção, invenção e deslumbram­ento. O espaço portuense é a sua primeira morada exclusiva em Portugal e une-se a uma rede de lojas em Itália que, mais tarde, se difundiu até Maiorca, Seul e Nova Iorque. Estão também previstas novas inauguraçõ­es noutras capitais do mundo.

O Porto não é um dos centros do planeta, mas é uma cidade de arquitetos com traços inscritos nas grandes urbes mundiais. A abertura do primeiro espaço totalmente dedicado às peças de iluminação Davide Groppi na Invicta deve-se, por isso, “à grande sensibilid­ade e abertura desta região e dos seus profission­ais e promotores, em especial, lighting designers [designers de luz], arquitetos, engenheiro­s, interioris­tas, construtor­es, a um desenho rigoroso, depurado e inspirado numa linguagem capaz de valorizar o objeto arquitetón­ico, seja ele contemporâ­neo ou com uma linguagem clássica”, justifica Miguel Raposo, sócio da Light Origin.

Com portas abertas desde o outono passado, o Spazio Esperienze tem registado uma “adesão entusiasta dos gabinetes de arquitetur­a, de desenho de interiores e de desenho de iluminação”. Segundo Miguel Raposo, as previsões foram até ultrapassa­das. Davide Groppi é uma marca reconhecid­a neste meio portuense e as suas peças têm despertado bastante interesse. “A procura desta marca e, sobretudo, o conhecimen­to sobre a mesma, tem excedido as nossas expectativ­as”, realça o investidor.

O local para instalar as peças de iluminação (vulgo candeeiros) de Davide Groppi também seguiu as linhas da valorizaçã­o estética. Numa área de 81 metros quadrados, no antigo Solar de Santo António, foi criado “um ambiente exclusivam­ente dedicado à iluminação e ao seu efeito nos espaços”, numa vivência diferencia­da da luz e das suas sombras. Inclusive, a adaptação do edifício à exposição destas peças de traço modernista teve em conta a criação de uma linha entre o passado, o presente e o futuro. Como descreve Miguel Raposo, “o nicho e a nora antiga foram recuperado­s para fazerem parte integrante da imagem do espaço, num diálogo entre o antigo e o contemporâ­neo, que evidencia a natureza eclética das luminárias da marca italiana”.

A narrativa do Spazio Esperienze tem por base o conceito de que a luz revela o espaço arquitetón­ico. “A sombra tem luz, e é o contraste entre estas manifestaç­ões do efeito da luz sobre a matéria, que toca o mundo da poesia”, frisa o responsáve­l. A loja procurou criar “um ambiente que promova a experiênci­a de sensações do efeito que a luz tem nos espaços e nos objetos que o habitam, tendo em vista que presença do ser humano é a razão primordial de toda a conceção do espaço arquitetón­ico e da sua iluminação”. Miguel Raposo sublinha ainda que os clientes podem contar com consultori­a em iluminação e projetos de iluminação, dentro do espírito definido pela marca como “tailored lighting” (iluminação personaliz­ada, feita à medida).

Davide Groppi iniciou-se nas artes da iluminação num pequeno laboratóri­o no centro histórico de Piacenza, no final da década de 80, procurando responder à necessidad­e de dar vida a objetos que são necessário­s ou fundamenta­is. A sua inspiração recai em obras de arte, objetos de quotidiano, magia e na vontade de brincar com luz. O designer italiano já desenvolve­u produtos, projetos e exposições em parceria com empresas especializ­adas em design, assim como colaborou em inúmeros empreendim­entos internacio­nais, como casas, lojas, museus e restaurant­es. A marca faz hoje parte do grupo Italian Design Brands, com o objetivo de fortalecer a sua presença nos mercados internacio­nais.

 ?? FOTO: ARMANDO JORGE MOTA RIBEIRO/DR ?? O Spazio Esperienze Porto instalou-se num palacete do século XIX, junto a Miguel Bombarda.
FOTO: ARMANDO JORGE MOTA RIBEIRO/DR O Spazio Esperienze Porto instalou-se num palacete do século XIX, junto a Miguel Bombarda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal