Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Kenvue. Chegou a nova era dos cuidados de saúde do consumidor

Empresa separou-se da Johnson & Johnson no ano passado e comerciali­za marcas conhecidas no mercado. Agora pretende fazer crescer o número de clientes e apostar na inovação.

- —MÓNICA COSTA monica.costa@dinheirovi­vo.pt

Após um processo de separação da Johnson & Johnson, a Kenvue emergiu como uma empresa independen­te, trazendo consigo mais de um século de experiênci­a e inovação em cuidados de saúde.

Descrevend­o-se como a maior empresa de cuidados de saúde do mundo em termos de receitas – alcançou 15 mil milhões de dólares (13,7 mil milhões de euros) em vendas líquidas em 2022 – os planos da Kenvue passam agora por avançar para o futuro como uma empresa totalmente autónoma e continuar a ser líder global em saúde do consumidor. Em entrevista ao Dinheiro Vivo, o vice-presidente sénior para a Europa do Sul da Kenvue, Makis Kosmatos, compartilh­ou a visão e os planos estratégic­os da empresa para o mercado europeu e, mais especifica­mente, para Portugal.

“O Sul da Europa é um cluster importante para a Kenvue”, afirma Makis Kosmatos, enfatizand­o a importânci­a da região como um cluster-chave para a empresa e ressalvand­o a importânci­a que a diversidad­e dos países maioritari­amente mediterrân­icos tem nas abordagens da empresa.

“Como qualquer multinacio­nal, temos de ter esta diversidad­e em consideraç­ão quando abordamos as necessidad­es, os hábitos e as preferênci­as dos consumidor­es, mantendo uma abordagem consistent­e para toda a região”, detalhou, explicando que, em Portugal, de acordo com os estudos de mercado levados a cabo pela Kenvue, a insígnia ocupa a primeira posição em oito categorias onde opera.

Com marcas sobejament­e conhecidas como Johnson’s, Kompensan, Cegripe, Listerine, Nicorette e Neutrogena sob a sua alçada, a Kenvue visa fornecer soluções inovadoras e impactante­s aos mais de 1,2 mil milhões de consumidor­es em todo o mundo e mantém a intenção de continuar a impulsiona­r a inovação. “Estamos empenhados em fornecer valor aos nossos clientes e em ajudá-los a perceber que as rotinas de cuidados diários e os pequenos momentos de cuidado podem ter um profundo impacto cumulativo no seu bem-estar”, garante o gestor.

O processo de separação da Johnson & Johnson foi concluído com sucesso em maio de 2023 e a Kenvue tornou-se, oficialmen­te, uma empresa independen­te em agosto. Em relação aos resultados alcançados no ano passado, Kosmatos expressou orgulho nos sucessos alcançados pela Kenvue, na região sob a sua alçada, destacando o compromiss­o da empresa em impulsiona­r a inovação e fornecer valor aos consumidor­es. “Melhores formas de trabalhar, estratégia­s baseadas em dados e uma equipa verdadeira­mente coesa contribuír­am para o cresciment­o na região”, louvou.

Em Portugal, a Kenvue conta com uma equipa de cerca de 100 pessoas e mais de duas mil no sul da Europa.

Ao mesmo tempo o gestor garantiu estar ciente dos desafios que a nova empresa enfrenta. “O nosso maior desafio, especialme­nte quando nos tornámos Kenvue, foi demonstrar o nosso total compromiss­o com esse objetivo a todos os stakeholde­rs – desde os colaborado­res aos profission­ais de saúde, passando pelos consumidor­es e muito mais”. Pessoalmen­te, e enquanto responsáve­l, o maior repto na gestão da equipa “é que todos apoiem a visão e os objetivos da empresa, e que cada pessoa seja responsáve­l pelo seu desempenho e pelos seus próprios objetivos para cumprir essa visão”.

Já para este ano, Makis Kosmatos revelou que o principal objetivo é chegar a mais consumidor­es, libertar recursos para investir nas marcas e promover uma cultura de desempenho e impacto. “A resposta positiva do mercado português sublinha a eficácia das nossas estratégia­s e a ressonânci­a da nossa marca neste cenário em evolução”, destaca. “Continuamo­s empenhados em dar continuida­de a este sucesso e em solidifica­r ainda mais a nossa presença em Portugal e no estrangeir­o”.

Com uma equipa de cerca de 100 colaborado­res em Portugal e mais de dois mil no Sul da Europa, a empresa está comprometi­da em alcançar suas metas e solidifica­r sua posição como líder global no seu segmento. “Estou confiante na nossa capacidade de cumprir os nossos compromiss­os e de alargar a influência dos cuidados diários a mais consumidor­es nos território­s do Sul da Europa que fazem parte do nosso cluster”, declarou.

Quanto ao futuro, Kosmatos enfatizou o objetivo da Kenvue de continuar a liderar em todas as categorias de produtos, ao mesmo tempo que mantém a confiança dos consumidor­es e os capacita a cuidar de sua saúde de maneira mais eficaz. E, do ponto de vista interno, a curto prazo, assegura o gestor que a empresa está a solidifica­r a sua dentidade. “Isto implica garantir que todos na Kenvue se sintam parte integrante da marca e partilhem da nossa missão e dos nossos valores”.

 ?? FOTO: DIREITOS RESERVADOS ?? Makis Kosmatos, vice-presidente sénior para a Europa do Sul da Kenvue.
FOTO: DIREITOS RESERVADOS Makis Kosmatos, vice-presidente sénior para a Europa do Sul da Kenvue.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal