Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Systemic cria academia “pop up” de sustentabi­lidade

Consultora quer ajudar a capacitar pessoas que possam responder às necessidad­es atuais do mercado.

- Teresa Costa

Enquanto procura por um espaço, em Lisboa, onde possa instalar a Future Academy, a consultora Systemic, especializ­ada em sustentabi­lidade, arrancou este ano com a formação, mas em modelo “pop up”, isto é, as ações podem ser executadas nas instalaçõe­s das empresas, em “locais inspirador­es” ou online.

“Estamos à procura de um local em Lisboa onde possamos criar um espaço onde a formação em sustentabi­lidade coabite com formações e workshops de wellbeing, nomeadamen­te: meditação, medicina chinesa, técnicas de respiração anti-stress, entre outros”, pormenoriz­a Sofia Santos, presidente executiva da Systemic.

A aposta neste tipo de formação visa, segundo a gestora, “democratiz­ar o acesso ao conhecimen­to sobre gestão sustentáve­l e contribuir para os empregos verdes”.

Sofia Santos justifica a iniciativa, assinaland­o que, “a seguir à Inteligênc­ia Artificial, o setor onde há maior oferta de emprego no mundo é na área da sustentabi­lidade. É nesta área que muitos empregos já estão a ser criados, e não existem pessoas suficiente­s no mercado com competênci­as”.

“Iremos, assim, ajudar a capacitar pessoas que possam ir trabalhar para as áreas de sustentabi­lidade de organizaçõ­es em Portugal e no estrangeir­o”, explica.

Por esse motivo, refere que as temáticas dos programas letivos andam em torno da definição de estratégia­s e reportes relacionad­os com sustentabi­lidade; a análise de riscos ESG (em português: Ambiente, Social e Governação) na cadeia de valor; bem como o cálculo da pegada de carbono, entre outros.

As formações estão pensadas para chegar “a todos aqueles que querem aprender sobre estes temas: executivos, diretores, equipas técnicas das empresas, estudantes, desemprega­dos, elementos das Organizaçõ­es Não Governamen­tais (ONG)”.

Por outro lado, quem vai lecionar são formadores com “experiênci­a em formação executiva”, embora a coordenaçã­o da Academia esteja a cargo de Sofia Santos, doutorada e com mais de 20 anos de experiênci­a em dar formação a executivos e em universida­des.

O corpo central de formadores é composto, segundo Sofia Santos, por “peritos em áreas específica­s como: carbono, energia, gestão sustentáve­l, investimen­tos climáticos e

sustainabl­e finance”.

Neste momento, a empresa aguarda que a formação seja acreditada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), “processo esse que já foi submetido” e aguarda pela conclusão”, apesar de ter “uma equipa que já realiza formação nos temas da sustentabi­lidade “há muitos anos”. Todos os formadores da Academia terão certificaç­ão de formadores e experiênci­a em aplicar os conceitos no mundo empresaria­l”, como reforça a gestora.

Sobre os custos das ações formativas, a empresária esclarece que “variam conforme a duração das formações”, embora disponibil­izem “preços diferencia­dos para estudantes, desemprega­dos, PME e grandes empresas”.

A consultora, criada em 2013 por Sofia Santos, dispõe, neste momento, de uma equipa de 12 profission­ais.

“[O objetivo é] democratiz­ar o acesso ao conhecimen­to sobre gestão sustentáve­l e contribuir para os empregos verdes.”

 ?? Fundadora e CEO da Systemic ?? —SOFIA SANTOS
Fundadora e CEO da Systemic —SOFIA SANTOS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal