Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Arsenal, Liverpool, Manchester City. O mais rico ganha a Premier League?

Na classifica­ção, as equipas treinadas por Arteta, Klopp e Guardiola estão separadas por um ponto. No valor de mercado, por mais de 300 milhões de euros.

- —JOÃO ALMEIDA MOREIRA geral@dinheirovi­vo.pt

Arsenal e Liverpool têm ambos 64 pontos e o Manchester City, 63, a dez jornadas do fim da Premier League. A luta pela conquista da mais rica das ligas do planeta é uma luta de números. Números que vão, entretanto, muito além dos pontos conquistad­os na classifica­ção pelas equipas treinadas respetivam­ente por Mikel Arteta, por Jürgen Klopp e por Pep Guardiola. Quem, afinal, mais gastou em 2023/2024? E qual dos plantéis é mais bem avaliado?

Com o auxílio dos sites especializ­ados em valor de mercado, Transferma­rkt, em estatístic­a, Squawka, e em noticiário, The Guardian, o DV concluiu que os clubes da Premier League gastaram, em conjunto, 2,36 mil milhões de libras, isto é, 2,76 mil milhões de euros, no mercado de verão. Na janela de janeiro, investiram mais 117 milhões para ajustarem os elencos.

Quem mais gastou para reforçar o plantel, somadas as duas janelas, entretanto, não foi nenhum dos três na corrida ao título e, sim, o Chelsea, em processo, oneroso, de reconstruç­ão do plantel sob a batuta do empresário e investidor americano Todd Boehly. Nos números do futebol, porém, os Blues, do treinador Mauricio Pochettino, estão a longínquos 25 pontos do topo da tabela.

Se nos ativermos à janela de janeiro, muito mais calma do que de costume, foi outro clube fora do top3, o Tottenham (quinto classifica­do com 53 pontos), o que mais aperfeiçoo­u o elenco.

Concentrem­o-nos então em Arsenal, Liverpool e Manchester City. Os Gunners, sob a administra­ção de Stan Kroenke, gastaram 237 milhões de euros em transferên­cias, entre as quais a de Declan Rice, por 123 milhões, ao vizinho West Ham, mas receberam 92,5 milhões de saídas, o que resulta num gasto líquido de 145,5 milhões. Do trio da frente, foram quem mais investiu, atrás, no entanto, dos mencionado­s rivais londrinos, Chelsea e Tottenham.

O grupo FSG, dono do Liverpool, por sua vez, é só o sexto mais mãos largas de toda a liga inglesa: no deve e haver gastou 109,3 milhões de euros.

O City, cuja política de investimen­tos milionário­s teve ligeiro refluxo nos últimos anos para privilegia­r a área de formação de atletas e a interação com as dezenas de clubes mundo afora da holding do Abu Dhabi United Group, não passou do oitavo que mais investiu: “apenas” 88,35 milhões de euros.

Ou seja, por uma vez, o riquís

simo Manchester City é o mais pobre da fotografia: do trio da frente gastou menos em transferên­cias em 2023/24 do que Arsenal e do que Liverpool.

O campeão em cinco das últimas seis edições da Premier League, entretanto, continua dono do plantel mais rico do futebol inglês. Os 22 jogadores às ordens de Guardiola, entre os quais os internacio­nais portuguese­s Ruben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva, estão avaliados em 1,26 mil milhões de euros (só Erling Haaland custa 180 milhões).

Já os 26 jogadores do Arsenal têm um valor somado de 1,11 mil milhões de euros, incluindo os portuguese­s Cédric e Fábio Vieira e os ingleses Saka e Rice, cujo preço é de 120 e 110 milhões, respetivam­ente.

O Liverpool está apenas em quarto, atrás do Chelsea, com 868,75 milhões de euros divididos pelos seus 27 atletas, nenhum deles avaliado acima de três dígitos, nem mesmo Salah, já com 31 anos, ou o português Jota.

Em suma, a 10 jornadas do fim da Premier League, na pontuação, uma ligeira vantagem do Arsenal, segundo com o plantel mais caro e maior gastador dos três em transferên­cias, e Liverpool, com o elenco menos valorizado e segundo em investimen­to no plantel, sobre o City, ainda com os jogadores mais bem avaliados mesmo contratand­o pouco este ano.

A 10 jornadas do fim da Premier League, na pontuação, uma ligeira vantagem do Arsenal, segundo com o plantel mais caro e maior gastador em transferên­cias.

 ?? FOTO: JUSTIN TALLIS/AFP ?? Arsenal num jogo da Premier League.
FOTO: JUSTIN TALLIS/AFP Arsenal num jogo da Premier League.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal