Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

A ChargeGuru quer ajudar na transição energética em edifícios

Diz-se a Netflix do carregamen­to de carros elétrico, que instala nos condomínio­s, sem custos, e cobra só a subscrição mensal aos aderentes.

- —ILÍDIA PINTO ilidia.pinto@dinheirovi­vo.pt

A compra de um carro elétrico pode ser um desafio para quem mora num prédio e não dispõe de garagem individual, estando sujeito à necessidad­e de aprovação pelo condomínio da instalação do carregador elétrico. A ChargeGuru pretende ajudar a ultrapassa­r esse obstáculo, assumindo o investimen­to de instalação da infraestru­tura no prédio e lançando o sistema de carregamen­to as a service, o modelo de negócio usado pelos fornecedor­es de software ou pelas plataforma­s de streaming em que o cliente paga uma subscrição mensal pelo uso do serviço. “Somos uma espécie de Netflix dos carregador­es de veículos elétricos. Quem usa, paga a subscrição, quem não usa, não paga nada”, explica Marcus Torres, diretor-geral da empresa em Portugal.

Fundada em França em 2018, a ChargeGuru­é uma plataforma de carregamen­to de veículos elétricos, que se instalou em Espanha, em 2020, e em Portugal, em 2021. A estes três juntaram-se, entretanto, Itália, Alemanha, Bélgica, Reino Unido e Irlanda, elevando a oito os países com equipas e operações locais, num total de mais de 400 colaborado­res e com uma rede de mais de 500 parceiros instalador­es, dos quais 120 na Península Ibérica.

Com escritório­s em Lisboa e Porto, cidade está sediada a empresa, a ChargeGuru cobre todo o território nacional, incluindo as ilhas, e opera tanto no segmento residencia­l como no empresaria­l, com soluções “chave na mão”, que preveem o fornecimen­to dos carregador­es, a sua instalação, operação e manutenção. Conta com mil projetos já desenvolvi­dos em território nacional, dos quais 900 no segmento residencia­l, tanto em edifícios multifamil­iares como em moradias. As empresas representa­m menos projetos, mas com maior volume, na medida em que cada um contempla muitos mais carregador­es.

Com a fusão, no final de 2023, com a ZePlug, detida pelos mesmos sócios, a empresa vai agora dedicar-se, em força, ao segmento dos prédios residencia­is, oferecendo o novo serviço de subscrição. “Tudo o que são decisões comunitári­as são difíceis, na mobilidade não é diferente. E o principal obstáculo à criação de uma infraestru­tura de carregamen­to para veículos elétricos num prédio é o custo inicial da obra. Com a solução ZePlug, fazemos a infraestru­tura partilhada do edifício, sem custos para o condomínio, e dotamo-lo do número de pontos de carregamen­to necessário­s para os clientes que quiserem avançar. E quem não tem carro elétrico, deixa de ser ponto de bloqueio, porque não vão ter que pagar a obra”, garante Marcus Torres.

A empresa assegura, ainda, a manutenção e operação dos carregador­es. Quem subscreve o serviço pode optar pela compra do carregador do seu carro, que poderá levar consigo quando mudar de casa, ou simplesmen­te pelo aluguer do equipament­o. A mensalidad­e vai dos 22,90 aos 39,90 euros, já com IVA, dependendo da gama de potências e da opção pela compra ou pelo aluguer do carregador. Cada um paga, naturalmen­te, a eletricida­de que consome.

Com este novo serviço, a ChargeGuru espera conseguir três mil novos contratos nos próximos três anos e vai já reforçar a sua equipa para dar resposta ao cresciment­o esperado. A empresa tem 14 pessoas em Portugal, mas espera, até ao final do ano, contar com 20.

As contrataçõ­es serão nas áreas de vendas e de engenharia para a gestão dos projetos. “Queremos ter um papel cada vez mais essencial na preparação dos edifícios residencia­is em Portugal para a mobilidade elétrica”, diz o responsáve­l, sublinhand­o que “o modelo está testado e comprovado em 15 mil edifícios em França”.

Refira-se que a empresa é, em Portugal, a instalador­a oficial do grupo Stellantis, que resultou da fusão da Fiat Chrysler com o PSA Group, mas também da Tesla, da VW e da Porsche.

 ?? FOTO: DR ?? Marcus Torres é o diretor-geral da ChargeGuru em Portugal, apetecível pelo ritmo de cresciment­o dos veículos elétricos.
FOTO: DR Marcus Torres é o diretor-geral da ChargeGuru em Portugal, apetecível pelo ritmo de cresciment­o dos veículos elétricos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal