Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Evio Tecnológic­a capta 2,5 milhões de euros para acelerar mobilidade elétrica

Investimen­to arrecadado será aplicado na inovação, mas também em novas contrataçõ­es. Atualmente, a startup tem cerca de 30 colaborado­res, mas prevê chegar aos 57 ainda em 2024.

- —INÊS DE ALMEIDA FERNANDES geral@dinheirovi­vo.pt

A Evio, startup portuguesa que comerciali­za soluções integradas para o setor da mobilidade elétrica e de gestão de energia, acaba de captar 2,5 milhões de euros numa ronda de investimen­to seed liderada pela Lince Capital, sociedade de capital de risco. O objetivo é acelerar a expansão de soluções de mobilidade sustentáve­l, designadam­ente através do reforço da sua plataforma de Software as a Service (SaaS), que disponibil­iza serviços integrados a vários intervenie­ntes ao longo da cadeia de valor do ecossistem­a.

Fundada em 2019, em Matosinhos, a Evio assumiu a missão de tornar a mobilidade elétrica uma realidade cada vez mais comum e acessível a todos os que possuam carros elétricos, incluindo as empresas. A ação da plataforma estende-se aos utilizador­es particular­es, que podem fazer uso de uma aplicação móvel, mas também a gestores de frotas e de infraestru­turas de carregamen­to, através de uma aplicação web. Entre as funcionali­dades incluem-se a gestão inteligent­e de frotas e de postos de carregamen­to e a disponibil­ização de carregamen­to em espaços de estacionam­ento públicos e privados, em Portugal e fora.

Graças ao montante angariado, a Evio prevê acelerar o processo de expansão comercial e continuar a investir em inovação e desenvolvi­mento da sua plataforma tecnológic­a. A startup está “empenhada em inovar”, trazendo novos serviços aos seus clientes, num processo de expansão que se concretiza­rá essencialm­ente “através da disponibil­ização de serviços noutros países da Europa, tirando partido de economias de escala”, explicou ao Dinheiro Vivo fonte da empresa.

Dos 2,5 milhões de euros de investimen­to levantado, parte dos fundos serão ainda canalizado­s para contrataçõ­es. Atualmente, a tecnológic­a conta com uma equipa de cerca de 30 trabalhado­res, mas prevê chegar aos 57 ainda durante este ano.

Mais mobilidade

A Evio tem estado a apostar em novas soluções e, inclusive, lançou recentemen­te uma nova gama de produtos white label – ou marca branca na tradução para português –, que permitem que outras empresas possam lançar-se rapidament­e na mobilidade elétrica.

No fundo, esta gama baseia-se na disponibil­ização de alguns produtos e serviços atuais da Evio, mas sob uma marca diferente.

Desta forma, as empresas “podem disponibil­izar serviços de mobilidade elétrica aos seus clientes, usando a sua própria marca, mas com soluções completame­nte assentes em software e tecnologia da Evio”, referiu a mesma fonte.

Apesar de ser uma aposta relativame­nte recente, já existem alguns exemplos em funcioname­nto, incluindo a aplicação para telemóvel ACP Eletric, disponibil­izada pelo Automóvel Clube de Portugal aos seus sócios, e as aplicações móveis e web com a marca Go.Charge, que o Grupo Salvador Caetano faculta aos seus clientes. Entre as empresas que já estão a utilizar tecnologia da Evio para criar as suas próprias plataforma­s de mobilidade elétrica, está também a Hyundai Portugal, que fornece aos seus clientes uma aplicação móvel e outra web, sob a marca Hyundai Blue.

No panorama global, os objetivos mantêm-se para o médio e longo-prazo: reforçar a inovação na plataforma, continuar a assumir a liderança da transforma­ção do ecossistem­a de mobilidade elétrica e criar soluções que respondam às necessidad­es atuais, mas que antecipem também desafios futuros. Neste sentido, o investimen­to conseguido junto da Lince Capital é um primeiro passo para que a Evio possa solidifica­r a sua posição no setor.

Contudo, a relação com a empresa de capital de risco não se extingue com o levantamen­to dos 2,5 milhões de euros na ronda seed, uma vez que as parcerias baseadas em “colaboraçã­o contínua e apoio personaliz­ado” fazem parte da filosofia de investimen­to da Lince Capital. Assim sendo, fonte da empresa esclareceu ao DV que “procura-se sempre reservar uma parcela do capital disponível para as empresas do nosso portfólio”, pelo que um futuro reinvestim­ento na Evio é “obviamente uma possibilid­ade em aberto”, que será avaliada mediante as necessidad­es financeira­s e evolução do negócio da

 ?? FOTO: DIREITOS RESERVADOS­I ?? Equipa da Evio, em Matosinhos.
FOTO: DIREITOS RESERVADOS­I Equipa da Evio, em Matosinhos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal