Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Dinheiro em Campo Trio de treinadore­s tugas entre os mais rentáveis do mundo

Leonardo Jardim deu quase mil milhões a ganhar aos clubes por onde passou em transferên­cias. José Mourinho e Jorge Jesus também no top ten liderado por Simeone.

- —JOÃO ALMEIDA MOREIRA geral@dinheirovi­vo.pt

Numa altura em que já se fala nas saídas de jogadores do Sporting, de Ruben Amorim, do Benfica, de Roger Schmidt, e do FC Porto, de Sérgio Conceição, no próximo mercado de transferên­cias, é hora de assinalar que Diego Simeone, do Atlético Madrid, é o único treinador da história do futebol a gerar mais de mil milhões de euros em receitas para os clubes onde trabalhou.

O total de dinheiro arrecadado em vendas do treinador argentino chega a 1150 milhões de euros, a maioria dos quais entrado nos cofres do Atlético Madrid, claro. Mas, segundo estudo exaustivo do site www.sportingpe­dia.com, os outros clubes de Simeone, o Racing, o Estudiante­s, o River Plate, o San Lorenzo e o Catania também beTreinado­r neficiaram do saldo positivo do “mister” no mercado de transferên­cias. Antoine Griezmann, que trocou o Atleti pelo Barça em 2019 por 120 milhões, foi a maior de entre as 98 negociaçõe­s feitas até hoje pelo técnico.

No entanto, a nota de maior destaque da pesquisa é que no top ten há três portuguese­s – só Itália iguala a marca – e o mais bem classifica­do deles vem logo em segundo lugar. Leonardo Jardim, treinador de Beira-Mar, SC Braga, Olympiacos, Sporting, Mónaco, Al Hilal, Shabab Al Ahli, ao longo da carreira, e, hoje, no Al Rayyan, negociou 65 atletas por um total de 998 milhões – quase, quase mil milhões. Para as contas positivas de Jardim, assinala o www.sportingpe­dia.com, Kylian Mbappé, vendido pelo Mónaco ao PSG, contribui com 180 milhões.

No estudo, são apenas contabiliz­ados os ganhos em vendas e não o saldo entre entradas e saídas de jogadores. Também é atribuído aos treinadore­s o mérito exclusivo das negociaçõe­s, mas todos eles, hoje em dia, têm, claro, dirigentes a cuidar desse departamen­to.

de Benfica, U. Leiria, FC Porto, Chelsea, Inter, Real Madrid, Chelsea, outra vez, Manchester United, Tottenham e, até fevereiro, Roma, o experiente José Mourinho transacion­ou 126 atletas num total de 940 milhões de euros. O Special One ocupa, por isso, o quinto lugar da lista. Ninguém rendeu mais dinheiro aos clubes de Mou do que Ibrahimovi­c, que rumou do Giuseppe Meazza para o Camp Nou, em 2009, por quase 70 milhões.

O terceiro português é o último da lista de ótimos negociador­es: Jorge Jesus movimentou 764 milhões a favor dos clubes que foi representa­ndo, nomeadamen­te Estrela, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Moreirense, U. Leiria, Belenenses, SC Braga, Benfica, Sporting, Fenerbahçe, Flamengo, Al-Hilal, ente outros menores no início da carreira e algumas repetições, como as passagens na Luz. Foi na segunda delas que viu Rúben Dias sair para o Manchester City por 71,60 milhões, o seu recorde pessoal de vendas.

Completemo­s os lugares em falta na lista: Pep Guardiola é o terceiro, Carlo Ancelotti, o quarto, Massimilia­no Allegri, o sexto, Gian Piero Gasperini, o sétimo, Thomas Tuchel, o oitavo, e Rafa Benítez, o novo.

Benítez, assim como Mourinho, está desemprega­do. Simeone, o líder, é o único não europeu. Jardim tem uma média de quase 16 milhões ganhos por cada atleta vendido, um recorde da lista. Ninguém vendeu tantos atletas, 166, como Gasperini.

E, voltando ao início, destaque para os 478 milhões que o FC Porto embolsou durante o consulado de Sérgio Conceição, de acordo com as contas do DV. Por este andar, o treinador dos dragões, que antes treinou SC Braga, V. Guimarães, Nantes e outros, entrará, mais época, menos época, nos dez melhores. Roger Schmidt, entretanto, já viu o Benfica ganhar 330 milhões de euros, em apenas duas temporadas no clube – os 121 milhões pagos pelo Chelsea por Enzo Fernández ajudaram. E o Sporting, sob o reinado de Ruben Amorim, faturou 320 milhões em vendas.

Para tristeza dos adeptos dos três gigantes, mas para alegria dos seus CFO, no próximo verão a conta vai aumentar.

Leonardo Jardim, treinador de Beira-Mar, SC Braga, Olympiacos, Sporting, Monaco, Al Hilal, Shabab Al Ahli, ao longo da carreira, e, hoje, no Al Rayyan, negociou 65 atletas por um total de 998 milhões.

 ?? FOTO: CRISTINA QUICLER/AFP ?? www.dinheirovi­vo.pt Leia a versão integral destas e de outras notícias no nosso
Diego Simeone, do Atlético Madrid, é o único treinador da história do futebol a gerar mais de mil milhões de euros em receitas para os clubes onde trabalhou.
FOTO: CRISTINA QUICLER/AFP www.dinheirovi­vo.pt Leia a versão integral destas e de outras notícias no nosso Diego Simeone, do Atlético Madrid, é o único treinador da história do futebol a gerar mais de mil milhões de euros em receitas para os clubes onde trabalhou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal