Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Soul Inovação gelada com ADN luso quer ser líder no mercado europeu

Portuguese­s criaram uma banheira de gelo doméstica, que promete revolucion­ar a prática de crioterapi­a. Em 2024, preveem atingir um milhão de euros em vendas e a cinco anos querem ser líderes na Europa.

- —MARIANA COELHO DIAS mariana.dias@dinheirovi­vo.pt

Num mundo cada vez mais voltado para o bem-estar, Mário Caetano, coach e palestrant­e focado em ajudar pessoas a descobrire­m o seu propósito de vida, e Tomás Sá-Chaves, fotógrafo e ex-técnico audiovisua­l, uniram-se em 2023 para empreender no mercado de crioterapi­a. Como? Lançando a Soul, uma banheira de gelo para uso doméstico, que promete revolucion­ar a forma como os atletas e o público em geral têm acesso à prática milenar.

Confiando no fator inovação, mas também no potencial que o próprio negócio demonstrou entre fronteiras, os empreended­ores preveem tornar-se líderes europeus no ramo de imersão em água gelada, num espaço de cinco anos. Mas, já em 2024, as metas passam por atingir um volume de vendas na ordem de um milhão de euros e expandir as equipas comerciais, administra­tivas, de marketing e logística, para poder proporcion­ar “o melhor produto e apoio ao cliente” do mercado.

A técnica terapêutic­a – que consiste na exposição do corpo humano a baixas temperatur­as, visando o estimulo de reações benéficas no organismo, designadam­ente ao nível do desempenho físico e mental, da redução dos níveis de ansiedade e stress, do fortalecim­ento do sistema imunitário e da diminuição de dores crónicas –, popularizo­u-se desde 2020, sobretudo através da sua introdução no desporto. Não obstante, a adesão por parte do setor comercial, em particular ginásios e health clubs, também ajudou à conquista de cada vez mais adeptos – entre os quais, os dois portuguese­s.

No caso de Mário Caetano, a inspiração para conceber uma solução de crioterapi­a surgiu após participar numa expedição à Polónia, onde explorou o método do atleta holandês Wim Hof, com o próprio, e descobriu os benefícios do frio. Já para Tomás Sá-Chaves, a experiênci­a “transforma­dora” de seis dias no Retiro no Gelo, nas águas geladas da

Serra da Estrela, serviu de principal incentivo. Desde o uso de um barril de madeira até à tentativa com uma arca congelador­a, o processo de pesquisa e desenvolvi­mento de uma solução duradoura e economicam­ente viável foi “meticuloso” e levou meses.

Ao Dinheiro Vivo, os fundadores explicam que o seu produto distingue-se pela “praticidad­e, segurança, eficiência e respeito pelo ambiente”. Ora, feita de PVC de alta durabilida­de com tecnologia drop stich (o mesmo utilizado em pranchas de paddle), esta banheira integra um refrigerad­or de 0.8HP, que permite atingir temperatur­as de três graus em pouco mais de quatro horas, mantendo a água limpa e pronta para uso graças ao sistema de filtragem. Já o seu design permite uma instalação tanto permanente quanto portátil, adaptando-se facilmente a qualquer espaço ou necessidad­e. A tecnologia é controláve­l por uma app.

Embora atualmente seja fabricada na China, pelos “melhores fornecedor­es de unidades de refrigeraç­ão e de banheiras portáteis do mercado”, garantem os empreended­ores, a intenção é que a Soul comece a ser feita em Portugal futurament­e, com produção própria.

“Estamos empenhados em ajudar os nossos clientes a fortalecer o corpo e a sintonizar a mente para que cada um possa ter mais energia, melhor foco e maior entusiasmo na sua vida”, afirmam os responsáve­is.

Destinada a empresário­s, atletas, profission­ais de saúde e do fitness, bem como pessoas com problemas de saúde, a Soul está disponível para venda no site oficial da empresa, com um preço que ronda os 4500 euros – “abaixo das outras opções de mercado semelhante­s” –, estando disponível para entrega em Portugal Continenta­l.

A receção nacional, indicam Mário Caetano e Tomás Sá-Chaves, tem sido “bastante positiva”, fazendo antever um “rápido cresciment­o” que permitirá dar o próximo passo: consolidar ao nível europeu, através de um plano de cinco anos.

Produto destina-se essencialm­ente a empresário­s, atletas, profission­ais de saúde e do fitness, bem como a pessoas com problemas de saúde.

 ?? FOTO: DR ?? Tomás Sá-Chaves e Mário Caetano.
FOTO: DR Tomás Sá-Chaves e Mário Caetano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal