Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

EVENTOS DE RELIGIÃO, POLÍTICA E FUTEBOL MEXEM COM A INTERNET EM PORTUGAL

- Bruno Contreiras Mateus

Eventos relacionad­os com religião, política e futebol são os que mais impactam no tráfego da internet em Portugal. A nível global, tudo o que esteja relacionad­o com os períodos de férias mais tradiciona­is para as famílias, o regresso depois às aulas e a rentrée, são dos mais importante­s – mas não esquecer a Cyber Week, onde os preços especiais no e-commerce tornam este um dos eventos mais esperados e, por isso, o tráfego na internet sobe quase 30%. Estes são dados revelados por João Tomé, data editor & storytelle­r da Cloudflare, uma empresa que fornece serviços a cerca de 20% das propriedad­es da internet (sites/aplicações, etc.).

A demissão inesperada do primeiro-ministro António Costa, a 7 de novembro do ano passado, foi dos acontecime­ntos que nos últimos 12 meses mais impacto tiveram no consumo de internet no nosso país, com uma subida registada pela Cloudflare de 11% no tráfego. A preocupaçã­o dos portuguese­s em relação ao futuro político do país revelou-se consistent­e depois com a afluência às urnas, a 10 de março deste ano, ao registar-se a menor taxa de abstenção (33,8%) desde 1995. Fora da política, os eventos que mais contribuem para o aumento do tráfego da internet estão relacionad­os com futebol, especialme­nte enquanto ainda se disputa a liderança da Liga Portuguesa, como foi o caso do Benfica-FC Porto, a 3 de março, que levou a um pico de 13% face à semana anterior.

Com tendência oposta, celebraçõe­s de religiosas, como a Páscoa e a Jornada Mundial da Juventude, levaram a uma queda do tráfego da internet no país. No Domingo de Páscoa deste ano, tal como no ano passado, a quebra foi de 5%, e na Jornada, a debandada foi superior: 8%.

A fechar o top 5 de eventos nacionais que mais impactam na internet, está o regresso ao trabalho depois dos festejos da Passagem de Ano, que regista uma subida de 19% em comparação com o período do Natal. Em Portugal, esta subida está seis pontos percentuai­s acima da média global, já que esta é uma tendência generaliza­da no mundo. Estes valores não são de estranhar, já que no dia de Natal a quebra internacio­nal foi de 14%.

Como já vimos antes, o consumismo da Cyber Week (21 a 27 de novembro) tem o efeito contrário, com subidas de tráfego a rondar quase 30%, o que rivaliza com outra data semelhante, a Cyber Monday.

A Cloudflare, que tem em Lisboa a sua sede europeia, dá ainda conta das tendências da Inteligênc­ia Artificial generativa a nível mundial, dado o “aumento de 480% no tráfego DNS [um dos mais confiáveis da internet) para domínios de IA generativa em todo o mundo, desde meados de janeiro até ao início de dezembro de 2023, segundo o resolvedor 1.1.1.1 da Cloudflare. O pico de tráfego DNS para esta coorte (conjunto de pessoas que acede a conteúdos de IA generativa) ocorreu em junho. Os EUA, a Alemanha e o Japão foram classifica­dos como os locais com o maior tráfego DNS para domínios de IA generativa”, esclarece. Já no nosso país, o cresciment­o no interesse em domínios de IA generativa é de 197%, desde meados de janeiro até ao final de 2023.

Uma última tendência advém da subida global do Starlink, a plataforma de satélites da norte-americana SpaceX, de Elon Musk. “A Cloudflare observou um cresciment­o de 3,3 vezes no tráfego global do Starlink durante 2023, à medida que o serviço de internet por satélite de alta velocidade se expandia para novos locais. Os EUA, Canadá, Austrália, Brasil, México e Ucrânia registaram o maior tráfego do Starlink nos últimos três meses de 2023”. Em Portugal, o cresciment­o é de 3,8 vezes.

A acompanhar a tendência global, em Portugal registou-se um aumento de 197% no interesse em domínios de IA generativa, entre janeiro e final de 2023.

Natal, Carnaval e regresso às aulas são dos acontecime­ntos que maior impacto têm no tráfego da internet a nível global, segundo dados monitoriza­dos pela Cloudflare. Em Portugal, a demissão inesperada de António Costa levou a um pico de acessos à net.

Texto:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal