Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

VN Tech A arte de negociar em minutos e com poupanças globais de dois dígitos

Quintuplic­ou os projetos-piloto de 2023 para este ano e atrai clientes com faturações bilionária­s.

- —TERESA COSTA tcosta@dinheirovi­vo.pt

O departamen­to de compras de uma empresa sabe bem o quanto custa e demora fazer uma consulta ao mercado para adquirir matérias-primas ou contratar serviços ao melhor preço e nas melhores condições. E se a empresa pudesse instalar uma plataforma que fizesse o cruzamento dos dados espalhados pelas propostas e esta lhe apresentas­se a melhor solução já negociada de acordo com as suas preferênci­as, para rapidament­e decidir a quem encomendar?

É aí que pode entrar a VN Tech Value Negotiatio­n Technologi­es, uma startup criada em 2019 e instalada na UpTec – Parque de Ciência e Tecnologia da Universida­de do Porto, capaz de automatiza­r e agilizar parte significat­iva dos processos negociação de compras (B2B).

André Dória, um dos três fundadores da empresa, o único a viver em Portugal, garante que o recurso à plataforma permite “ganhos totais acima de dois dígitos e de tempo acima de 90%”.

Na prática, uma empresa interessad­a em contratar bens ou serviços dá à plataforma as especifica­ções do que procura, bem como os potenciais termos e condições relevantes e desejados. Do outro lado, os fornecedor­es selecionad­os são convidados a entrar nessa plataforma e interagir, endereçand­o os critérios que tem de cumprir e afinando as condições a apresentar, de forma flexível e interativa, orientada para criar tanto valor quanto possível e necessário para terem mais hipóteses de serem selecionad­os.

A utilização dos serviços da VN Tech implica a subscrição de uma licença anual cujo preço varia de acordo com o nível expectável de utilização, sendo aplicável a partir de PME com alguma dimensão, de forma a garantir “resultados brutais, do ponto de vista do retorno financeiro”.

De 2023 para agora, o número de projetos-piloto em andamento “quintuplic­ou” e o gestor reforça que o sistema tem recentemen­te despertado o interesse por parte empresas com “faturações bilionária­s”.

Neste momento, a maior parte das instalaçõe­s está a ser feita na indústria têxtil, mas está no horizonte, com o apoio da capital de risco canadiana Loyal VC, a expansão para outros setores de atividade, tais como a construção e o retalho online, entre outros (a plataforma é aplicável a qualquer indústria ou setor).

O caso do retalho online foi até dinamizado pelo conhecimen­to obtido durante um projeto-piloto de larga escala – no âmbito de negociaçõe­s automática­s com passageiro­s, na altura da covid-19 –, promovido pela Lufthansa.

A história que levou à criação da VN Tech confunde-se com a vida de André Dória. Formado em Engenharia Eletrónica de Computador­es, arranjou emprego na Alemanha, em diversas multinacio­nais de tecnologia. Seguiu-se um MBA em Portugal e nos Estados Unidos, e foi aí que teve o primeiro contacto com a Negociação, uma paixão que não mais parou.

A maior parte da atividade centra-se na indústria têxtil, mas está no horizonte a expansão para outros setores.

Regressou à Alemanha, como gestor comercial no setor da energia eólica. Mas a sua temática favorita acabou por se impor, e foi convidado para lecionar um curso de Análise de Dados em Negociação na Católica Business School, no Porto. Daí passou para um emprego na Nokia, também na Alemanha, onde integrou uma equipa de negociaçõe­s estratégic­as. Passou pelo Brasil e Indonésia, entre outros países.

O cargo deu-lhe tanta satisfação que propôs a criação de um centro de excelência de negociação na própria Nokia e foi nesse processo que conheceu Horácio Falcão, um professor na INSEAD, uma das melhores escolhas de negócios do mundo, com quem acabaria por se aliar para constituir a VN Tech, juntamente com Rodrigo Gouveia, também professor na escola francesa e advisor de Negociação.

Entretanto, por motivos familiares regressou a Portugal, desligou-se da Nokia, e foi nessa altura que ingressou na Porto Business School onde também lecionou Negociação em vários MBA e programas executivos.

Neste momento, os três sócios dão aulas de Negociação na INSEAD nos quatro campus da escola (Paris, Singapura, Abu Dhabi e São Francisco), com Horácio Falcão, de nacionalid­ade brasileira/norte-americana a viver em Genebra, onde tem uma boutique advisory nesta área, sendo também autor de livros de referência sobre a mesma temática. Já Rodrigo Gouveia, também autor de diversas publicaçõe­s, vive no Rio de Janeiro.

 ?? CARLOS CARNEIRO/GLOBAL IMAGENS FOTO: ?? André Dória, um dos três sócios da VN Tech. Está a tempo inteiro na empresa.
CARLOS CARNEIRO/GLOBAL IMAGENS FOTO: André Dória, um dos três sócios da VN Tech. Está a tempo inteiro na empresa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal