Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

BYMS deu o pontapé de saída online e marcou golo na Europa

Marca já conquistou jogadores da Primeira Liga portuguesa. E chegou a três mercados europeus. Está a correr para vestir Cristiano Ronaldo.

- —SÓNIA SANTOS PEREIRA sonia.s.pereira@dinheirovi­vo.pt

Um joelho afastou definitiva­mente o vimaranens­e Miguel Soares das competiçõe­s profission­ais de futebol, um infortúnio comum a muitos jogadores do desporto-rei. Mas a paixão por este jogo, que move multidões em todo o planeta, não esmoreceu e até serviu de inspiração para o lançamento de uma marca portuguesa de vestuário, que se quer afirmar no mercado pela elevada qualidade e sustentabi­lidade das peças. Chama-se BYMS, tem loja na internet, e é um tributo às lendas do futebol.

Afastado dos relvados profission­ais – foi no Vitória de Guimarães que teve de descalçar as chuteiras –, o jovem Miguel Soares trocou os pés pelas mãos e, em 2021, aplicou todas as suas poupanças no lançamento da BYMS. O negócio do têxtil já lhe corria nas veias. A avó tinha uma pequena empresa em Guimarães e a mãe segui-lhe os passos nessa indústria. “Desde cedo que estive perto da produção. Afastado o sonho, decidi lançar a minha marca com um conceito ligado ao futebol”. O design é todo próprio, inspirado em célebres jogadores como Maradona, Pelé, Cruyff ou Cristiano Ronaldo, e a procura dos materiais é também tarefa de Miguel Soares.

Como revela, o objetivo é ter peças de qualidade e durabilida­de, que garantam roupa sustentáve­l. O algodão é 100% orgânico, o poliéster é provenient­e de garrafas de água retiradas do oceano e os desperdíci­os são utilizados no packaging. A produção é subcontrat­ada a têxteis da região, de acordo com a especializ­ação (malhas, tecidos, bordados). “Todas estão num raio de 20 quilómetro­s de Guimarães”, sublinha. Miguel Soares quer também primar pela transparên­cia. “Tenho uma conta no TikTok onde conto os desafios do negócio, os problemas que aparecem e as conquistas.” Porque uma empresa não se faz só com sucessos. E as histórias já cativaram centenas de milhares de curiosos. “Em março, tive 1,5 milhões de visualizaç­ões.”

Olhar para o mundo

O jovem percurso da BYMS é já uma pequena história. No início, quando lançou a marca no mundo digital, Miguel Soares investiu na criação de stock. “Pensei que online se vendesse rapidament­e”, conta. Aprendeu com o erro e reduziu a armazenage­m. Mas se o canal digital não fez disparar as vendas logo desde o início, abriu-lhe a porta ao mundo. O negócio foi lentamente ganhando velocidade. Afinal, o futebol também é rei de audiências. As peças da BYMS atraíram compradore­s de

França, Suíça e Bélgica. Neste último mercado, Miguel Soares conseguiu colocar as suas criações em três lojas multimarca. “Há um ano que exporto”, sublinha. O empreended­or, agora com 23 anos, prepara-se também para exibir a marca em feiras internacio­nais do setor, sendo que, para já, a aposta é participar numa edição da Pitti Uomo, certame que tem lugar em Florença, Itália.

Em Portugal, a presença é em exclusivo online. Miguel Soares cria e produz peças para homem e mulher numa ótica de lifestyle umbilicalm­ente ligada ao futebol. João Neves, jogador do Benfica, Jota Silva e Dani Silva, do Vitória de Guimarães, João Teixeira, do Rio Ave, estão entre os seus clientes. Miguel Soares está entusiasma­do com o percurso da marca, para a qual não vê fronteiras, à semelhança do que sucede no futebol.

E tem outro objetivo: chama-se Ronaldo. “A minha ambição é ter o Cristiano Ronaldo a vestir a minha marca.” Enquanto isso, acaba de apresentar ao mercado a sua nova criação, o “14”, um fato em linho 100% orgânico, que pretende homenagear “o imortal Johan Cruyff, celebrando a fusão entre o legado da lenda do futebol e a elegância do design sustentáve­l”. Entre a vida e o trabalho, sempre a paixão por este desporto, tornou-se jogador amador do União Torcatense.

 ?? FOTO: MIGUEL PEREIRA/GLOBAL IMAGENS ?? Miguel Soares lançou em 2021 a marca de vestuário BYMS, inspirada na sua paixão pelo futebol.
FOTO: MIGUEL PEREIRA/GLOBAL IMAGENS Miguel Soares lançou em 2021 a marca de vestuário BYMS, inspirada na sua paixão pelo futebol.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal