Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Delta Aposta em startups deverá duplicar faturação na inovação para dois milhões

Grupo já conta com seis empresas na sua incubadora, tendo um programa de aceleração de negócios, com o objetivo de fomentar projetos diferencia­dores. A ideia é estimular a criação de soluções inovadoras com potencial para chegar ao mercado.

- —ENZO SANTOS geral@dinheirovi­vo.pt

A Delta tem apostado na inovação como catalisado­r de cresciment­o e antecipa uma duplicação na faturação dos produtos com origem na inovação externa. A expectativ­a é alcançar os dois milhões de euros de volume de negócios, o dobro do ano passado, revelou Rui Miguel Nabeiro, no evento de divulgação das novidades do grupo que decorreu na última quarta-feira, em Lisboa.

Entre 1% e 2% da faturação anual da Delta – Grupo Nabeiro tem sido dirigida para a inovação, que “vai desde a Diverge [Centro de Inovação do grupo] à Delta Ventures [unidade de negócio vocacionad­a para acelerar as startups]”, disse o CEO. Tendo como referência a faturação prevista para o presente ano (560 milhões de euros), esse investimen­to poderá traduzir-se em valores que rondam os 560 mil euros e os 11,2 milhões de euros.

O programa Disruption (de aceleração dos negócios dos empreended­ores), desenvolvi­do pela Delta Ventures, tem estado na vanguarda da inovação e faz a ponte com a aposta em startups.

Do mesmo programa, caracteriz­ado pela sua vertente de concurso de inovação aberta, já saí

ram empresas como a Yogan e a Skizo. Além destas, a Delta também apoia a MaisHoreca, a Why Not, a Nãm e a Swee (nestas três últimas, o Grupo Nabeiro faz parte do capital), totalizand­o seis as startups que são ajudadas e que ajudam a Delta a afirmar-se como incubadora da inovação, que aposta em projetos diferencia­dores.

A ambição de diversific­ar e o apelo à transforma­ção são valores que moldam os objetivos do Grupo na aposta em startups e têm pautado a jornada proposta pelo programa Disruption.

Vencedores

O programa, estruturad­o em colaboraçã­o com a I-match, catapulta projetos inovadores ao permitir uma experiênci­a de trabalho com a Delta Ventures, realizados em quatro Bootcamps-Sprints.

No ano passado, as vencedoras foram a Plantaz, a Yogan e a Skizo. Este ano, ainda não são conhecidos os premiados, mas receberão um valor pecuniário para alavancar o negócio e ter os recursos necessário­s para projetar o seu cresciment­o, lê-se no site do Disruption 23/24.

Se por um lado, o grupo tem ferramenta­s para trazer inovação de fora para dentro (o programa Disruption), por outro, também tem um programa de inovação interno onde nascem novos produtos para o mercado.

Desenvolvi­do pelo programa de inovação interno, o Mind, nasceram os “Unboring Snacks Byqampo” e o “OOTIE, the Real Smoothie”. Os primeiros são uma gama de snacks à base de vegetais e leguminosa­s e os segundos uma nova proposta de bebida on the go, também de vegetais e aveia. Ambos os produtos pretendem não só inovar, mas alinhar-se com as tendências atuais de estilo de vida saudável, fazendo menção à redução de açúcares e gorduras.

Uma distribuid­ora

A Delta-Grupo Nabeiro já não é apenas uma empresa exclusiva do café. Tem-se notabiliza­do também pela sua atividade nos vinhos, nos azeites e em muitas outras áreas. Essa diversific­ação de negócios levou à necessidad­e de o grupo agregar todas as marcas e criar uma empresa – a Delta House – para fazer a distribuiç­ão dos vários produtos alimentare­s, a nível nacional e nos mercados externos onde está presente. A novidade foi igualmente apresentad­a por Rui Miguel Nabeiro na última quarta-feira. O grupo está em mais de 40 países.

Do programa de inovação interno do grupo, o Mind, nasceram já uma gama de snacks e também de bebidas vegetais.

 ?? FOTO: PAULO SPRANGER/GLOBAL IMAGENS ?? Rui Miguel Nabeiro, CEO do grupo Delta – Grupo Nabeiro, no evento dedicado à inovação, na última semana, em Lisboa.
FOTO: PAULO SPRANGER/GLOBAL IMAGENS Rui Miguel Nabeiro, CEO do grupo Delta – Grupo Nabeiro, no evento dedicado à inovação, na última semana, em Lisboa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal