Correio da Manha - Domingo

O MAESTRO QUE APRENDEU COM OS NETOS A NUNCA DESISTIR

Quando a primeira neta, Júlia, nasceu, António Victorino de Almeida viajou de propósito para Paris

-

São sete e sempre que estão por perto são um exemplo de força e resistênci­a para o avô, o maestro António Victorino de Almeida porque, diz ele em tom babado: “Nunca desistem perante nenhuma dificuldad­e.” Júlia, filha da atriz Maria de Medeiros, foi a primeira a chegar, há 22 anos. Depois seguiram-se Pedro (21), Mariana (20), Oriana (17), Leonor (16), Francisca (13) e Constança (11).

“O primeiro tem sempre mais algumas honras à chegada. Lembro-me que quando nasceu fomos passar os primeiros tempos a Paris. Com o segundo também ainda houve todas essas honrarias, mas, depois, o nascimento dos netos foi-se tornando uma coisa mais natural e também já não havia tempo para nos dividirmos por tantos”, recorda o maestro. “Para mim, tornar-me avô foi especial e continua a ser todos os dias, mas, como alguns dos meus netos vivem no estrangeir­o, acabo por conhecer melhor os que estão cá em Portugal. Mas o sentimento é o mesmo por todos, só a proximidad­e é que é diferente”, faz questão de frisar.

António Victorino de Almeida confessa que, muito provavelme­nte, aprende mais com os netos do que lhes ensina.

“Há muitas coisas que eles dizem que aprenderam comigo, mas eu, sinceramen­te, nem me lembro que fui eu que lhes ensinei tais coisas, talvez porque não tenho nada aque

la postura de ser um exemplo ou de transmitir-lhes algo. Falo naturalmen­te. Aliás, falo muito com eles como se fossem pessoas crescidas e é nessas conversas que eles vão aprendendo coisas da vida”, conta. Já o contrário aconteceu: “Com eles aprendi a não desistir, por mais difícil que seja o caminho.”

Vários netos do maestro estudaram música, mas só Francisca (que toca trompete) está prestes a seguir as pisadas do avô enquanto profission­al.

Há muitas coisas que eles me dizem que aprenderam comigo

 ??  ??
 ??  ?? Os sete netos do maestro António Victorino de Almeida têm entre 11 e 22 anos
Os sete netos do maestro António Victorino de Almeida têm entre 11 e 22 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal