Correio da Manha - Domingo

Xavier Viegas, especialis­ta em fogos florestais, alerta para mais um verão de elevado risco em virtude das temperatur­as altas. “Os males não acontecem só aos outros, como muitos pensam”

Especialis­ta em fogos florestais avisa para a necessidad­e absoluta da limpeza de matas junto a casas e fábricas

-

Os grandes males não acontecem só aos outros

PORTUGAL ESTÁ PREPARADO PARA ENFRENTAR UM VERÃO COM TEMPERATUR­AS ELEVADAS?

O País está melhor do que em 2017 [ano dos fogos de Pedrógão e de 15 de outubro, em que morreram mais de 100 pessoas]. A grande maioria dos fogos florestais são originados pelas pessoas. Só uma pequena parte está relacionad­a com fenómenos naturais, como trovoadas secas. Há que, por isso, evitar ao máximo as queimadas nos dias mais quentes.

DISSE EM MARÇO QUE SERIA PRECISO UMA NOVA LIMPEZA DAS MATAS, SE CHOVESSE MUITO EM ABRIL, MAIO OU JUNHO. EM ABRIL CHOVEU MUITO. ESSA LIMPEZA AVANÇOU? Que eu saiba, não. Verifiquei isso ao passar recentemen­te por alguns locais que foram afetados por grandes fogos.

CHAMOU A ATENÇÃO

DAS AUTORIDADE­S?

Não, mas sabem o que se passa.

CONTINUA A HAVER ACUMULAÇÃO DE ‘COMBUSTÍVE­L’ NAS MATAS, QUE PODE LEVAR A SITUAÇÕES PERIGOSAS NOS DIAS QUENTES? É evidente que sim. É difícil que todos os locais perigosos sejam limpos como deve ser.

AFIRMOU QUE DURANTE A INVESTIGAÇ­ÃO AO FOGO DE PEDRÓGÃO GRANDE DETETOU CASOS IRREGULARE­S DE CONSTRUÇÃO DE CASAS E QUE, NA ALTURA, NÃO LIGOU. PORÉM, MOSTROU-SE DISPONÍVEL PARA FALAR COM A PJ. TAL JÁ SUCEDEU? Já falei com a Judiciária sobre isso. Nada mais posso adiantar.

ALGUMA DESSAS RECONSTRUÇ­ÕES PAROU APÓS

TER SIDO OUVIDO?

Isso sucedeu. Talvez não pelo que contei, mas pelo que vários media noticiaram. Sobretudo no caso de Pedrógão.

A GNR JÁ LEVANTOU ESTE ANO 1200 AUTOS DE CONTRAORDE­NAÇÃO POR FALTA DE LIMPEZA JUNTO A CASAS E UNIDADES INDUSTRIAI­S. AINDA FICA SURPREENDI­DO COM

ESTA REALIDADE?

Não. Os grandes males não acontecem só aos outros, como muitas pessoas pensam. Há que mudar esta mentalidad­e.

QUE LEGITIMIDA­DE TÊM ESSAS PESSOAS PARA DEPOIS PEDIREM APOIOS?

É evidente que quem não cumprir fica sem legitimida­de para pedir apoio. Mas muitas pessoas têm falta de meios, de dinheiro. E precisam de apoio para efetuarem essas limpezas, que são fundamenta­is para evitar grandes tragédias.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal