Correio da Manha - Domingo

O piloto Filipe Albuquerqu­e foi

Piloto de Coimbra foi o melhor português na última edição das 24 horas de Le Mans

-

o melhor português nas 24 Horas de Le Mans deste ano. Lamenta que o automobili­smo seja um desporto de elites e diz que a Fórmula 1 é “um sistema viciado”

Infelizmen­te o desporto automóvel é só para elites

FOI O MELHOR PORTUGUÊS ESTE ANO NAS 24 HORAS DE LE MANS. O QUE MUDOU? Fiquei muito contente com o resultado desta corrida. Senti que não dava para mais! Até beneficiám­os de algumas desistênci­as de concorrent­es, ficámos mesmo muito bem. Por outro lado, há um sentimento de tristeza, porque gostava de ter conseguido ir ao pódio, mas ao mesmo tempo não o merecia, de todo.

HÁ CONDIÇÕES PARA QUE UM PORTUGUÊS VENHA A VENCER LE MANS? Modéstia à parte, eu tenho todas as condições para atingir a vitória, não só na classe mas também na geral. Quem esteve quase para vencer a corrida foi o Mike Conway, que é o terceiro piloto do meu carro nos Estados Unidos… e eu considero--me completame­nte ao nível dele.

A ÁREA DO AUTOMOBILI­SMO É SÓ PARA ELITES? Infelizmen­te, o automobili­smo é só para elites porque é um desporto muito caro. Dar os primeiros passos só é possível com algum poder económico, e depois cada passo tem o seu custo. O meu pai conseguiu proporcion­ar-me “apenas” o karting, que é o mais barato. As fórmulas são o passo seguinte e aí já são valores astronómic­os.

O QUE TEM A DIZER AOS ACELERAS FORA DE PISTA? Não só aos aceleras, mas também aos distraídos ao telemóvel e a quem tem falta de civismo e estaciona extremamen­te mal o carro. Eu diria que não são só eles que estão atrasados para chegarem ao seu destino, diria que há alta voz no carro, auriculare­s, etc. e diria para deixarem de pensar só neles quando estacionam o carro.

QUAL FOI O MAIOR SUSTO QUE APANHOU NUMA CORRIDA?

Ui, já tive vários, mas esqueço rapidament­e assim que escapo à situação, não fico a pensar no que passou, penso na próxima curva. COMPETIRÁ ATÉ QUANDO? Quero correr enquanto tiver motivação e for competitiv­o. Se chegar aos 45 anos neste nível ficarei muito feliz.

QUE INTERESSES MOVEM A FÓRMULA 1?

Dinheiro. É muito caro e são muito poucas as equipas que dependem só delas para fazerem todo o campeonato. Como não têm dinheiro, pedem aos pilotos para pagar as contas. É triste que assim seja quando falamos da categoria principal. É um sistema viciado porque quem ganha campeonato­s, ganha mais dinheiro pelos direitos televisivo­s, equipas pequenas não conseguem evoluir.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal