Correio da Manha - Domingo

QUANDO ACABAR UMA CONVERSA

- O SEGREDO DE VIVER FERNANDO ILHARCO PROFESSOR UNIVERSITÁ­RIO

Porque é que muito boa gente fala e fala, quando você quer mesmo é que a conversa acabe e ir à sua vida? Mas como acabar uma conversa? Quando fazê-lo? Quanto tempo deve demorar uma conversa? Dito doutro modo, quando deve uma pessoa parar de falar para deixar de incomodar os outros? Uma investigaç­ão científica sobre o assunto, da Universida­de de Harvard, foi apresentad­a num encontro nos EUA da ‘Society for Judgment and Decision Making’, ou seja, num fórum que estuda a capacidade de discernime­nto das pessoas e a sua competênci­a na tomada de decisões. Este estudo mostrou como, em geral, as pessoas não fazem ideia sobre quando acabar uma dada conversa… Não faz ideia quem fala sem parar, nem faz ideia quem ouve à beira de não aguentar. Pode dizer-se, refere a investigaç­ão, que as pessoas têm a ideia que uma música ligeira ou uma música de rock deve durar à volta dos três minutos; que um romance deve ficar entre as 300 a 400 páginas; que um filme não costuma chegar às duas horas, mas que, de vez em quando, há um ou outro que vai às três horas ou mais… Mas quanto tempo deve demorar uma conversa entre duas pessoas? Não se faz ideia… Quanto tempo deve demorar uma conversa de circunstân­cia em ambiente profission­al, entre amigos, num evento social?

Poder-se-ia pensar que uma conversa acaba quando as duas pessoas, ou pelo menos uma delas, assim o queira. Mas de facto não é o que se passa. Esta investigaç­ão observou e interrogou uma variedade de pessoas em diversas situações e chegou à conclusão que apenas 15 por cento das pessoas termina uma conversa quando quer. Metade das vezes em que se está à conversa, as pessoas têm diferentes expectativ­as sobre a duração ideal dessa mesma conversa. Se há quem espere que seja rápida, dois ou três minutos no máximo, do lado de lá, a outra pessoa pode esperar que a conversa vá prolongar-se por uns 15 a 30 minutos.

Mas pode ser mais grave. As pessoas parece não terem ideia de quando a outra pessoa quer terminar a conversa. Em 61 por cento dos casos observados, os conversado­res não entenderam as expectativ­as da outra pessoa sobre a duração da conversa; não entenderam sinais, expressões, entoações que indicavam que estaria na altura de ir cada um para seu lado. Em metade das conversas analisadas, as pessoas esperavam durações diferentes da conversa. Concluindo, se der consigo numa conversa que não acaba ou se, por outro lado, está a sentir que já se devia ter calado… não se preocupe, porque é o que mais acontece a todos nós.

ANTIGA ORTOGRAFIA

Quando falar mais um pouco? E quando calar-se e ir andando?

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal