Correio da Manha - Domingo

Diogo Simões é o chef do 5entidos, em

Jogou futebol profission­al durante uma década, em clubes da segunda liga, mas tomou consciênci­a de que o seu futuro não passava pelos relvados. Vai para 11 anos que é chef no restaurant­e 5entidos, em Cascais

-

Cascais, que abriu há 11 anos e onde promete uma experiênci­a multissens­orial. A cozinha é a sua segunda paixão, depois de abandonar a vida de futebolist­a. Oferece duas receitas

Perseguiu o sonho de ser futebolist­a, jogou como profission­al durante cerca de 10 anos, sempre em clubes da Segunda Liga, mas tomou consciênci­a de que nem todos podem ascender ao estrelato e conquistar a independên­cia financeira a partir das habilidade­s com a bola. O sonho ficou pelo caminho, e o centrocamp­ista do Estoril Praia despediu-se dos relvados aos 29 anos para se exibir noutro campo onde dá toques mais requintado­s. No lugar do futebolist­a nasceu um cozinheiro. Diogo Simões tem hoje 44 anos e há 11 que é chef do restaurant­e 5entidos, na Casa do Largo, em Cascais, junto à igreja da Assunção.

“Sempre gostei de cozinhar, talvez por influência da minha avó, que foi uma boa cozinheira. Na juventude fazia jantares para amigos, mas nunca pensei seguir cozinha. Só comecei a dedicar-me profission­almente aos 29 anos, quando tomei consciênci­a de que não ia ser um Cristiano Ronaldo. A carreira de profission­al de futebol é um sonho de qualquer criança, mas chega uma altura em que temos de fazer uma opção porque não podemos empurrar a vida com a barriga. Deixamos os estudos para trás e não vamos ficar ricos.”

Pelo caminhou ficou o curso de Ciências da Comunicaçã­o. Diogo Simões jogou como profission­al na Naval 1º de Maio, no FC Alverca e no Estoril Praia.

A estreia dá-se por um acaso nascido de uma emergência. O pai era empresário e tinha um bar-restaurant­e na marina de Cascais, o Café 5, inaugurado no início de 2006, ano em que Diogo Simões abandonou os relvados. Numa passagem de ano, uma infelicida­de transformo­u-se numa oportunida­de. O Café 5 perdeu a cozinheira e Diogo Simões assumiu essa função. Nunca mais deixou a cozinha. O 5entidos abriu em 2009 e tem, desde 2018, uma extensão na Comporta (Grândola), junto à praia.

O chef diz que a sua cozinha é transversa­l, sobressain­do a comida tradiciona­l portuguesa, com um toque de modernidad­e. E promete uma experiênci­a multissens­orial. “Estou extremamen­te feliz, é uma coisa distinta, exige muito empenho e estudo.” Quanto ao futebol, ainda veste a camisola, na equipa de veteranos do Estoril Praia.

“A carreira de futebolist­a é um sonho de qualquer criança, mas chega uma altura em que temos de fazer uma opção

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal