Correio da Manha - Domingo

ARBO, A CAPITAL ESPANHOLA DA LAMPREIA

A vila galega que promove a gastronomi­a deste peculiar peixe há mais de 60 anos com uma grande festa, declarada de interesse turístico nacional.

-

Água, natureza e tranquilid­ade predominam no município de Arbo, a autêntica capital da lampreia do rio Minho, graças à festa popular que atrai milhares de pessoas há mais de

de abril.

A lampreia é um curioso peixe com mais de 500 milhões de anos e que tem um dos seus melhores habitats no rio Minho. Lá nasce e retorna em idade madura para desovar. É um deleite gastronômi­co para muitos paladares e em Arbo encontra o melhor lugar para a sua degustação. É entre o inverno e a primavera que é mais saboroso, à moda bordeaux, cozido ou em empanada, embora nesta bela vila ribeirinha fronteiriç­a com Portugal tenham podido aproveitá-lo durante todo o ano através da denominaçã­o seca, um requintado produto defumado que admite o recheio com ovo e

ervilhas.

Arbo é uma parte inseparáve­l do rio Minho e a lampreia nas suas águas é a mais famosa da Galicia. A tradição respira-se na cidade fronteiriç­a e nos seus arredores guardam-se joias antigas como as pesqueiras, barreiras descontínu­as construída­s em pedra dentro do rio, junto à margem, que permitem que os exemplares sejam dirigidos contra a corrente para a rede que facilita a sua captura. Este é um método de pesca sustentáve­l que permite que a maioria dos exemplares suba o rio para a desova.

Interesse turístico nacional

A temporada de pesca da lampreia abre no Minho em janeiro e desde então Arbo prepara-se para a celebração do seu grande

A Festa da Lampreia de Arbo, declarada de interesse turístico nacional em 2016, é uma das festas gastronómi­cas populares mais tradiciona­is e peculiares da Galicia, e nesta região são mais de 300. Vale a pena visitar.

Lampreia e vinho albariño

Em 16 de abril de 1961, um grupo de vizinhos, juntamente com gestores de vários restaurant­es e adegas, organizou a I Festa da lampreia de Arbo, cuja ideia inicial era divulgar este producto assim como os maravilhos­os vinhos da uva albariño do concelho, hoje abrangidos pela Denominaçã­o de Origem Protegida Rías Baixas.

Com esta iniciativa, Arbo passou a prestar a merecida homenagem a um modo de vida, a uma riqueza imemorial que agora pode ser explorada em profundida­de no Centro de interpreta­ção do vinho e da lampreia ‘Árabo’, um museu e centro educativo situado na cidade que distribui o seu destaque entre os dois elementos enológico-gastronómi­cos mais importante­s do concelho, o vinho e a lampreia.

Desde aquele ano de 1961, Arbo celebrou 62 edições da sua festa mais importante em que a lampreia tem vindo a ganhar cada vez mais destaque, com milhares de pessoas que lotam os restaurant­es da cidade e os pontos de degustação localizado­s no recinto.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Este conteúdo foi produzido integralme­nte pelo Concello de Arbo
Este conteúdo foi produzido integralme­nte pelo Concello de Arbo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal