Correio da Manha - Domingo

Convento histórico à espera de ser um novo hotel

O ANTIGO MOSTEIRO JESUÍTA DE ARROIOS AJUDA A CONTAR ALGUNS DOS MOMENTOS MARCANTES DA HISTÓRIA DA CAPITAL, MAS HÁ MAIS DE 30 ANOS QUE ESTÁ DEVOLUTO

-

Fundado em 1705, com o apoio mecenático da rainha D. Catarina de Bragança, viúva de Carlos II de Inglaterra,

o antigo Hospital de Arroios foi um importante convento do Colégio dos Jesuítas Missionári­os da Índia. Resistiu ao terramoto de 1755 e a várias mudanças de funções, sucumbindo apenas ao abandono que teima em deixá-lo ‘ad aeternum’ em condição de mamarracho no centro de Lisboa.

Padres expulsos

O gigantesco edifício tem uma longa história para contar. O espaço funcionou como Colégio dos Jesuítas até 1756, ano em que o Marquês de Pombal de- terminou a sua ocupação pelas freiras Concepcio- nistas Franciscan­as, vin- das do destruído Conven- to de Nossa Senhora da Luz, em Carnide, rece- bendo a denominaçã­o de Convento de Nossa Se- nhora da Conceição da Luz de Arroios. A extinção das ordens religiosas em Por- tugal, recorde-se, tem raízes no reinado de D. Jo- sé I de Portugal e na go- vernação do Marquês de

Pombal. Este último sofreria de um especial ‘azedume’ no que toca ao convento de Arroios e aos jesuítas, por causa da sua estreita relação com os Távoras, em particular com D. Leonor, que tinha como guia espiritual o padre italiano Gabriel Malagrida, que veio a ser condenado como herege num processo inquisitor­ial paralelo ao que culminou na execução da família (e daqueles que lhe eram mais próximos) pela alegada tentativa de assassinat­o do rei.

Devoluto desde 1890, ano em que morreu a última freira, passou alguns anos a funcionar como hospital de isolamento para doentes tuberculos­os. A partir de 1898 chamou-se Hospital Rainha D. Amélia, e, em 1911, Hospital de Arroios. Foi definitiva­mente desativado em 1992 e mais recentemen­te vendido a um grande grupo económico que supostamen­te terá planos para o transforma­r em hotel.

Pouco antes do dealbar do séc. XX passou a funcionar como hospital para tuberculos­os

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? O antigo convento foi comprado por um grande grupo económico
O antigo convento foi comprado por um grande grupo económico
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal