Correio da Manha - Domingo

A cultura do cancelamen­to

-

Há muitos anos fui a África ver animais selvagens mas, como não era uma reserva, eles fugiam dos humanos.

Assim, ao longo de duas semanas quase não vi nenhum, mas eles andavam ali. O que víamos, já que não os víamos, eram as pegadas, os rastos, as fezes, a velha pele de uma cobra enorme, covas de hiena… Os animais estavam por lá (e

AUTOR

EXIBIÇÃO aos montes), simplesmen­te sabiam que naquela selva escura o segredo era a chave da sobrevivên­cia. Ora, a premissa de ‘O Problema dos Três Corpos’ é parecida: o universo está cheio de civilizaçõ­es superiores à nossa, mas estas não são parvas e por isso não se deixam ver.

Vale muito a pena ler, mesmo que tenhamos já visto a série. Até porque esta primeira

A pior cultura do cancelamen­to, hoje em dia, acontece nessas plataforma­s que investem numa série e depois, por decisão de um qualquer executivo, são amputadas cerce TÍTULO `O Problema dos Três Corpos' David Benioff, D.B. Weiss, Alexander Woo Netflix “Em compensaçã­o, os livros são uma galáxia de sabor a desfrutar”

temporada se limita a pôr as peças de xadrez na posição, aproveitan­do histórias dos três livros. Por exemplo, a saga do homem moribundo cujo cérebro é enviado para o espaço só começa no terceiro volume, qualquer dia sairá cá.

Um problema

Além disso, há um problema com a série da Netflix: pode ser cancelada a qualquer momento. A pior cultura do cancelamen­to, hoje em dia, acontece nessas plataforma­s que investem numa série e depois, por decisão de um qualquer executivo, são amputadas cerce. Em compensaçã­o, os livros estão escritos, têm uma complexida­de impossível de reproduzir em filme e são uma galáxia de sabor a desfrutar, por exemplo, este verão. E, ainda quentinho do forno, a Relógio d’água lança agora o terceiro volume, com o esperanços­o título ‘O Fim da Morte’.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal