Con­cur­so pa­ra ter­re­no da EPAL tem ven­ce­dor

A pro­pos­ta ven­ce­do­ra pre­vê a cons­tru­ção de um edi­fí­cio do­ta­do de es­pa­ços pa­ra ha­bi­ta­ção, ser­vi­ços e co­mér­cio

Edição Público Lisboa - - LOCAL - Ur­ba­nis­mo Se­bas­tião Al­mei­da

O ter­re­no da EPAL, jun­to ao qu­ar­tel dos Bom­bei­ros Vo­lun­tá­ri­os de Cam­po de Ou­ri­que, nas Amo­rei­ras, vai mu­dar de ca­ra e já é co­nhe­ci­do o pro­jec­to ven­ce­dor do con­cur­so pú­bli­co lan­ça­do du­ran­te o Ve­rão, com vis­ta a cri­ar “uma pre­sen­ça mar­can­te nu­ma das prin­ci­pais en­tra­das de Lis­boa”. A pro­pos­ta ven­ce­do­ra do ga­bi­ne­te de ar­qui­tec­tu­ra Em­bai­xa­da e Marco Bel­trão pre­vê a cons­tru­ção de um edi­fí­cio mis­to, com ha­bi­ta­ção, ser­vi­ços e co­mér­cio, re­ve­lou a EPAL.

O lo­te em ques­tão te­rá uma área to­tal de cons­tru­ção de 4690 me­tros qua­dra­dos, e a par­te des­ti­na­da à ha­bi­ta­ção po­de­rá che­gar aos 14 mil me­tros qua­dra­dos, em al­tu­ra. A área pre­vis­ta de cons­tru­ção pa­ra ser­vi­ços e co­mér­cio é de 4250 e 1780 me­tros qua­dra­dos, res­pec­ti­va­men­te. No pro­gra­ma pre­li­mi­nar sub­me­ti­do a con­cur­so cons­tam ain­da 500 lu­ga­res de es­ta­ci­o­na­men­to.

Ape­sar de o ven­ce­dor do pro­jec­to ter si­do anun­ci­a­do, a EPAL avan­çou ao PÚ­BLI­CO que a ad­ju­di­ca­ção da cons­tru­ção não foi ain­da en­tre­gue. “A tra­mi­ta­ção sub­se­quen­te se­rá de­fi­ni­da em tem­po opor­tu­no”, afir­ma a em­pre­sa. En­tre os di­as 14 e 19 de No­vem­bro, os pro­jec­tos ven­ce­do­res, men­ções hon­ro­sas e res­tan­tes pro­pos­tas es­ta­rão ex­pos­tos no Mu­seu da Água, na Cal­ca­da dos Bar­ba­di­nhos.

De acor­do com a in­for­ma­ção pre­sen­te no si­te da Or­dem dos Ar­qui­tec­tos Sec­ção Re­gi­o­nal, o pro­jec­to ven­ce­dor des­ta­ca-se “pe­lo mo­do co­mo re­sol­ve a ma­lha ur­ba­na do bair­ro de Cam­po de Ou­ri­que e tam­bém pe­la for­ma co­mo cria uma pre­sen­ça mar­can­te nu­ma das prin­ci­pais en­tra­das da ci­da­de. As es­co­lhas for­mais e es­té­ti­cas evi­den­ci­a­das na con­cep­ção des­te edi­fí­cio con­fe­rem-lhe uma iden­ti­da­de sin­gu­lar úni­ca”.

O se­gun­do pré­mio foi atri­buí­do à pro­pos­ta do ate­li­er Sil­va Cra­vo Ar­qui­tec­tos e o ter­cei­ro ao pro­jec­to dos Craft Ar­qui­tec­tos. se­bas­ti­ao.al­mei­da@pu­bli­co.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.