Ata­ques an­ti-se­mi­tas su­bi­ram 70% em Fran­ça es­te ano

”Ca­da agres­são con­tra um ci­da­dãos por ser ju­deu ecoa co­mo um no­vo vi­dro par­ti­do”, dis­se Phi­lip­pe

Edição Público Lisboa - - MUNDO - Eu­ro­pa

O nú­me­ro de ata­ques an­ti-se­mi­ta em Fran­ça su­biu qua­se 70% nos pri­mei­ros no­ve me­ses do ano, dis­se o pri­mei­ro-mi­nis­tro, Edou­ard Phi­lip­pe, num tex­to pu­bli­ca­do on­tem no Fa­ce­bo­ok.

“Ca­da agres­são con­tra um ci­da­dão por ser ju­deu ecoa co­mo um no­vo vi­dro par­ti­do”, dis­se o che­fe do Go­ver­no fa­zen­do re­fe­rên­cia à “Noi­te de Cris­tal”, há 80 anos. “Porquê re­cor­dar, em 2018, uma me­mó­ria tão do­lo­ro­sa? Por­que es­ta­mos mui­to lon­ge de aca­bar com o an­ti-se­mi­tis­mo”, es­cre­veu Phi­lip­pe, men­ci­o­nan­do os nú­me­ros “im­pla­cá­veis” dos ata­ques an­ti-se­mi­tas no país des­de o iní­cio de 2018.

Nos dois anos an­te­ri­o­res, es­tes nú­me­ros ti­nham co­me­ça­do a bai­xar, dis­se o pri­mei­ro-mi­nis­tro, aler­tan­do que es­sa ten­dên­cia ter­mi­nou e o nú­me­ro de ac­tos an­ti-se­mi­tas au­men­ta­ram des­de Ja­nei­ro 69%.

Após o aten­ta­do con­tra uma si­na­go­ga em Pitts­burgh, nos Es­ta­dos Uni­dos, em Ou­tu­bro, Phi­lip­pe dis­se­ra es­tar de­ter­mi­na­do a “não dei­xar pas­sar” qual­quer ti­po des­tes cri­mes em Fran­ça. Pa­ra 2019, o Go­ver­no pre­pa­ra uma mu­dan­ça le­gis­la­ti­va pa­ra re­for­çar a lu­ta con­tra o ódio na In­ter­net.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.