Tsit­si­pas e De Mi­naur são os jo­vens fi­na­lis­tas

Nas NextGen Fi­nals com­pe­tem os me­lho­res jo­vens te­nis­tas mun­di­ais do mo­men­to

Edição Público Lisboa - - DESPORTO - Té­nis Pe­dro Keul

Há 12 me­ses, Alex De Mi­naur es­ta­va no Chal­len­ger Tour, à pro­cu­ra de pon­tos pa­ra ter­mi­nar a épo­ca no “top-200”. Não o con­se­guiu e foi co­mo 208.º mun­di­al que dis­pu­tou um tor­neio in­ter­no pa­ra re­ce­ber um wild-card pa­ra o Open da Austrália. De Mi­naur ven­ceu es­se play-off e a con­fi­an­ça dis­pa­rou. Uma meia-fi­nal e uma fi­nal lo­go nos dois pri­mei­ros even­tos do ano, do ATP World Tour, le­va­ram-no ao 127.º lu­gar e nun­ca mais pa­rou de su­bir. Na fi­nal das NextGen Fi­nals, on­de vai en­fren­tar o mais co­ta­do dos pre­sen­tes, Ste­fa­nos Tsit­si­pas, o ago­ra 31.º mun­di­al vai ten­tar co­lo­car a ce­re­ja no to­po de uma épo­ca in­crí­vel.

No dia em que re­ce­beu o pré­mio anu­al da ATP pa­ra o me­lhor re­cém­che­ga­do ao top do cir­cui­to mas­cu­li­no, De Mi­naur as­si­nou uma bri­lhan­te exi­bi­ção di­an­te do es­pa­nhol Jau­me Mu­nar (76.º), cu­ja en­tre­ga adi­a­ram a con­clu­são do es­pe­ra­do des­fe­cho por du­as ho­ras: 3-4 (5/7), 4-1, 4-1, 3-4 (4/7) e 4-2.

Com a aju­da dos con­se­lhos do trei­na­dor, o aus­tra­li­a­no de 19 sou­be man­ter a cal­ma pe­ran­te as opor­tu­ni­da­des des­per­di­ça­das pa­ra fe­char (qua­tro mat­ch-points no quar­to set) e anu­lou to­dos os cin­co bre­ak-points que en­fren­tou. Mu­nar lu­tou até ao der­ra­dei­ro pon­to, mas ce­deu pe­ran­te os 43 win­ners de De Mi­naur, um dos dois te­e­na­gers a ter­mi­nar o ano no “top-100”.

Na se­gun­da meia-fi­nal, Tsit­si­pas (15.º) con­ser­vou igual­men­te a in­ven­ci­bi­li­da­de em Mi­lão, mas tam­bém pre­ci­sou de cin­co sets pa­ra im­por­se ao rus­so An­drey Ru­blev (68.º), por 4-3 (7/3), 3-4 (5/7), 4-0, 2-4 e 4-3 (7/2). A 2-3 (40-40) no quin­to set, Ru­blev sal­vou um mat­ch-point com um se­gun­do ser­vi­ço a 196km/h — de­pois de ser pe­na­li­za­do com a per­da do pri­mei­ro, por ter ul­tra­pas­sa­do, pe­la se­gun­da vez, os 25 se­gun­dos an­tes de ser­vir — e le­vou a de­ci­são pa­ra o ti­e­bre­ak, mas aí, o gre­go foi su­pe­ri­or. pkeul@pu­bli­co.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.