Opo­si­ção es­lo­va­ca vem a Lisboa pe­dir ajuda a Cos­ta

Edição Público Lisboa - - POLÍTICA - Li­li­a­na Valente

De Bra­tis­la­va a Lisboa são três mil qui­ló­me­tros de dis­tân­cia. Na­da que im­pe­ça Alojz Hli­na, lí­der de um pe­que­no par­ti­do da opo­si­ção na Es­lo­vá­quia, de vir até à ca­pi­tal por­tu­gue­sa pe­dir ajuda a António Cos­ta pa­ra que o Par­ti­do So­ci­a­lis­ta Eu­ro­peu ex­pul­se o so­ci­a­lis­ta e ex-pri­mei­ro-mi­nis­tro da­que­le país, Ro­bert Fi­co.

A his­tó­ria co­me­ça no iní­cio do ano na Es­lo­vá­quia, qu­an­do foi as­sas­si­na­do a ti­ro, na com­pa­nhia da sua na­mo­ra­da, um jor­na­lis­ta que in­ves­ti­ga­va as re­la­ções en­tre a máfia ita­li­a­na e al­tos car­gos do Go­ver­no li­de­ra­do por Fi­co. A mor­te de Jan Ku­ci­ak mo­bi­li­zou a sociedade es­lo­va­ca em vá­ri­as ma­ni­fes­ta­ções que le­va­ram à de­mis­são do en­tão pri­mei­ro-mi­nis­tro.

Ago­ra, Fi­co, que se man­tém co­mo pre­si­den­te do par­ti­do que li­de­ra a co­li­ga­ção de Go­ver­no na­que­le país, o SMER-SD, vai es­tar em Portugal a par­ti­ci­par no con­gres­so do Par­ti­do So­ci­a­lis­ta Eu­ro­peu. E por cau­sa de­le, es­ta­rá tam­bém em Lisboa o lí­der de um pe­que­no par­ti­do da opo­si­ção, o KDH, que per­ten­ce ao gru­po eu­ro­peu opos­to ao PES, o Par­ti­do Po­pu­lar Eu­ro­peu (PPE), de que faz par­te o PSD, por exem­plo.

Alojz Hli­na en­vi­ou um co­mu­ni­ca­do às re­dac­ções a in­for­mar que irá ma­ni­fes­tar-se à por­ta do ISCTE, on­de de­cor­re a reu­nião mag­na dos so­ci­a­lis­tas eu­ro­peus, e quer fa­lar com António Cos­ta. Aliás, o lí­der do KDH diz no mes­mo co­mu­ni­ca­do que já fez che­gar uma car­ta ao pri­mei­ro-mi­nis­tro por­tu­guês a pe­dir uma au­di­ên­cia.

Na car­ta, o es­lo­va­co faz re­fe­rên­cia ao mo­do co­mo Cos­ta se afas­tou do ca­so de Jo­sé Só­cra­tes pa­ra pe­dir tra­ta­men­to igual no ca­so de Fi­co. Ten­do em con­ta as sus­pei­tas de cor­rup­ção no seio do par­ti­do es­lo­va­co da fa­mí­lia dos so­ci­a­lis­tas, Alojz Hli­na “espera que o pri­mei­ro-mi­nis­tro António Cos­ta, à se­me­lhan­ça do que o Par­ti­do So­ci­a­lis­ta por­tu­guês fez em re­la­ção ao seu an­ti­go se­cre­tá­ri­o­ge­ral e an­ti­go pri­mei­ro-mi­nis­tro, in­ter­ce­da jun­to do pre­si­den­te dos so­ci­a­lis­tas eu­ro­peus pa­ra que se dis­tan­ci­em de Ro­bert Fi­co.”

A ava­li­ar pe­lo pro­gra­ma do con­gres­so do PES, Ro­bert Fi­co não in­ter­vi­rá na reu­nião, es­ta­rá ape­nas pre­sen­te a acom­pa­nhar o ac­tu­al pri­mei­ro-mi­nis­tro Peter Pel­le­gri­ni, que o subs­ti­tuiu no car­go, de­pois da re­mo­de­la­ção go­ver­na­men­tal cau­sa­da pe­lo es­cân­da­lo da mor­te do jor­na­lis­ta. li­li­a­[email protected]­bli­co.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.