Mar­ce­lo con­vi­da­do pa­ra ani­ver­sá­rio de João Lourenço

Em poucos me­ses, as re­la­ções en­tre Por­tu­gal e An­go­la des­con­ge­la­ram. E tor­nam-se, aliás, mui­to ca­lo­ro­sas

Edição Público Lisboa - - POLÍTICA - Pre­si­dên­cia Ana Sá Lopes e He­le­na Pe­rei­ra

O Pre­si­den­te de An­go­la, João Lourenço, vai ter um con­vi­da­do es­pe­ci­al no seu jan­tar de ani­ver­sá­rio, no dia 5 de Mar­ço de 2019: o che­fe de Es­ta­do por­tu­guês, Mar­ce­lo Re­be­lo de Sousa. O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca che­ga nes­se dia a Luanda pa­ra uma vi­si­ta ofi­ci­al de três di­as a co­me­çar no dia 6. E a es­co­lha de da­tas não foi um aca­so.

João Lourenço di­ri­giu o con­vi­te a Mar­ce­lo Re­be­lo de Sousa, na vi­si­ta que fez a Por­tu­gal em No­vem­bro, de mo­do a que o Pre­si­den­te por­tu­guês par­ti­ci­pas­se, a tí­tu­lo pes­so­al, no jan­tar de ani­ver­sá­rio, que não cons­ta­rá da agen­da ofi­ci­al, a qual ar­ran­ca só no dia se­guin­te.

O anún­cio das da­tas foi fei­to pe­lo pró­prio Pre­si­den­te an­go­la­no, no fi­nal de um al­mo­ço no Pa­lá­cio de Be­lém, no dia 24 de No­vem­bro. “Con­vi­dei o pre­si­den­te Mar­ce­lo Re­be­lo de Sousa a vi­si­tar An­go­la no pe­río­do de 6 a 8 de Mar­ço de 2019, com che­ga­da a 5 do mes­mo mês”, dis­se João Lourenço, re­fe­rin­do-se sem o no­me­ar ex­pli­ci­ta­men­te ao dia em que com­ple­ta 65 anos.

Di­as an­tes, Mar­ce­lo Re­be­lo de Sousa ha­via con­fes­sa­do que “ado­ra- ria” ser con­vi­da­do pa­ra ir a Luanda pe­lo seu ho­mó­lo­go e que iria “na pri­mei­ra oca­sião” em que sur­gis­se o con­vi­te. “Mar­quem a da­ta que eu vou já”, tinha di­to, em en­tre­vis­ta à Rá­dio Na­ci­o­nal de An­go­la, Mar­ce­lo Re­be­lo de Sousa, que é co­nhe­ci­do em An­go­la por “Ti Ce­li­to”.

“Nou­tro dia o se­nhor pre­si­den­te João Lourenço dis­se-me bai­xi­nho (es­tá­va­mos na ci­mei­ra do Sal da CPLP): ‘Sa­be co­mo é que é cha­ma­do cá?’ ‘Não, não sei!’ ‘Ti Ce­li­to!’ ‘Ai é?’ ‘É! Qu­an­do lá foi, cri­ou­se uma ex­pres­são ca­ri­nho­sa, no sen­ti­do de as pes­so­as gos­ta­rem de si...’”, con­tou ain­da o Pre­si­den­te por­tu­guês.

A 9 de Mar­ço, já após o re­gres­so de Luanda, Mar­ce­lo Re­be­lo de Sousa co­me­mo­ra o ter­cei­ro ani­ver­sá­rio do seu man­da­to pre­si­den­ci­al.

Es­ta se­ma­na, du­ran­te a vi­si­ta de 24 ho­ras do Pre­si­den­te chi­nês, Xi Ji­ping, a Lis­boa fi­cou tam­bém acer­ta­do que Mar­ce­lo Re­be­lo de Sousa fa­rá uma vi­si­ta de Es­ta­do à Chi­na, em Abril do pró­xi­mo ano, pa­ra par­ti­ci­par na se­gun­da edi­ção do fó­rum Uma Fai­xa, Uma Ro­ta e pa­ra re­tri­buir a vi­si­ta do seu ho­mó­lo­go.

O PÚ­BLI­CO apu­rou que o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca ten­ci­o­na or­ga­ni­zar um Con­se­lho de Es­ta­do em torno das ques­tões da in­te­ri­o­ri­da­de. A da­ta des­ta reu­nião ain­da não es­tá mar­ca­da, mas de­ve­rá re­a­li­zar­se tam­bém du­ran­te o ano de 2019.

com Le­o­ne­te Bo­te­lho

[email protected]­bli­co.pt he­le­na.pe­rei­[email protected]­bli­co.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.