Nau­ert é por­ta-voz do De­par­ta­men­to de Es­ta­do

Edição Público Lisboa - - MUNDO -

He­ather Nau­ert, uma an­ti­ga jor­na­lis­ta da Fox News e ac­tu­al por­ta-voz do De­par­ta­men­to de Es­ta­do, é a es­co­lha do Pre­si­den­te Trump pa­ra o car­go de em­bai­xa­do­ra na ONU. Nau­ert vai subs­ti­tuir Nik­ki Ha­ley, que anun­ci­ou a saí­da há dois me­ses.

Ao con­trá­rio de Ha­ley, que foi elei­ta du­as ve­zes go­ver­na­do­ra da Ca­ro­li­na do Sul, Nau­ert não tem ex­pe­ri­ên­cia po­lí­ti­ca in­ter­na ou ex­ter­na. Foi no­me­a­da por­ta­voz do De­par­ta­men­to de Es­ta­do em Abril de 2017, mas nun­ca te­ve uma boa re­la­ção com o seu an­te­ri­or che­fe, o ex-se­cre­tá­rio de Es­ta­do Rex Til­ler­son.

Com a saí­da de Til­ler­son e a en­tra­da de Mi­ke Pom­peo e John Bol­ton pa­ra o to­po da equi­pa de po­lí­ti­ca ex­ter­na, Nau­ert ga­nhou pro­ta­go­nis­mo — e a ad­mi­ra­ção do Pre­si­den­te Trump, que elo­gi­ou a for­ma co­mo ela li­de­rou a co­mu­ni­ca­ção na ci­mei­ra do G20, na se­ma­na pas­sa­da.

Nau­ert, de 48 anos, foi jor­na­lis­ta du­ran­te mais de du­as dé­ca­das, a mai­or par­te do tem­po na Fox News. En­tre 1998 e 2005 foi cor­res­pon­den­te do ca­nal, an­tes de se mu­dar pa­ra a ABC. Em 2007 re­gres­sou à Fox News, on­de nos úl­ti­mos anos foi uma das apre­sen­ta­do­ras do programa mais elo­gi­a­do pe­lo Pre­si­den­te, o Fox & Fri­ends.

A sua es­co­lha po­de in­di­car que a Ad­mi­nis­tra­ção Trump quer re­ti­rar ao car­go al­gu­ma da im­por­tân­cia con­quis­ta­da pe­la an­te­ri­or em­bai­xa­do­ra.

Qu­an­do foi es­co­lhi­da, Ha­ley exi­giu que o seu car­go fi­zes­se par­te do ga­bi­ne­te do Pre­si­den­te, com a mes­ma in­fluên­cia dos se­cre­tá­ri­os da De­fe­sa ou da Se­gu­ran­ça In­ter­na — al­go que não é ha­bi­tu­al na Ca­sa Bran­ca.

Com a en­tra­da de Nau­ert, o car­go de em­bai­xa­do­ra na ONU de­ve­rá re­gres­sar a uma po­si­ção su­bal­ter­na em re­la­ção ao se­cre­tá­rio de Es­ta­do. É pro­vá­vel que a no­va em­bai­xa­do­ra se li­mi­te a se­guir as ins­tru­ções do Pre­si­den­te, ao con­trá­rio do que acon­te­cia com a sua an­te­ces­so­ra — uma ad­mi­ra­do­ra con­fes­sa da an­ti­ga pri­mei­ra-mi­nis­tra bri­tâ­ni­ca Mar­ga­ret That­cher.

A.M.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.