Bran­co Se­co Re­ser­va 2016 pa­ra os seus jan­ta­res de pei­xe

Edição Público Lisboa - - INICIATIVAS - Gar­ra­fei­ra Pú­bli­co

da ca­pi­tal, foi ad­qui­ri­da pe­los seus ac­tu­ais pro­pri­e­tá­ri­os em 1997. A par­tir de 2011, a quin­ta cons­ti­tuiu-se co­mo em­pre­sa fa­mi­li­ar com o ob­jec­ti­vo de pro­du­zir e co­mer­ci­a­li­zar vi­nhos de qua­li­da­de, ex­clu­si­va­men­te pro­ve­ni­en­te de uvas pró­pri­as. Em 2012, com uvas com­pra­das a vi­ti­cul­to­res da re­gião, co­me­çou a pro­du­zir os seus pri­mei­ros vi­nhos e a par­tir da vin­di­ma de 2015 en­trou na desejada fa­se de pro­du­ção com uvas pró­pri­as, vi­ti­fi­ca­das nu­ma ade­ga com equi­pa­men­tos tec­no­lo­gi­ca­men­te mui­to avan­ça­dos. Foi en­tão pos­sí­vel apre­sen­tar os pri­mei­ros “vi­nhos de quin­ta”, com ple­no con­tro­lo da vi­ti­cul­tu­ra e vi­ni­fi­ca­ção e passou a ha­ver ca­pa­ci­da­de de tra­tar cerca de cem to­ne­la­das de uvas, a pro­du­ção má­xi­ma ex­pec­tá­vel de uvas da quin­ta.

A vin­di­ma de 2015 re­co­lheu cerca de 50 to­ne­la­das de uvas, que pro­du­zi­ram cerca de 40.000 li­tros de vi­nho. Em 2016, co­lhe­ram-se cerca de 65 to­ne­la­das de uva. Em 2017 foi co­mer­ci­a­li­za­do o pri­mei­ro vi­nho es­pu­man­te, que inau­gu­rou a mar­ca Quin­ta do Cer­ra­do da Por­ta, des­ti­na­da a es­pu­man­tes e vi­nhos de ga­ma al­ta.

A co­lec­ção

Ao lon­go das pró­xi­mas se­ma­nas, o PÚ­BLI­CO le­va-o nu­ma viagem ao me­lhor que as uvas por­tu­gue­sas têm pa­ra ofe­re­cer. O pri­mei­ro vi­nho foi o Tin­to 1,5l (mag­num) da Her­da­de de São Mi­guel, fru­to das cas­tas Ali­can­te Bous­chet, Ca­ber­net Sau­vig­non, Sy­rah e Tou­ri­ga Na­ci­o­nal, com uma cor ru­bi in­ten­sa com re­fle­xos vi­o­le­tas. O se­gun­do é o Quin­to Ele­men­to Sy­rah, um ter­roir da Quin­ta das Ca­sas Al­tas, e o ter­cei­ro o San­ta Vi­tó­ria Gran­de Re­ser­va Tin­to, um tin­to equi­li­bra­do, com aro­ma mar­ca­da­men­te fru­ta­do, no­tas de cas­ca de la­ran­ja, men­ta, cho­co­la­te pre­to e es­pe­ci­a­ri­as, de uma em­pre­sa do Gru­po Vi­la Ga­lé. Se­gue-se es­te Quin­ta do Cer­ra­do da Por­ta Bran­ca e de­pois o 1808 Col­lec­ti­on Lis­boa Tin­to, o re­sul­ta­do do Cas­ca Wi­nes, um projecto de enó­lo­gos que pro­cu­ra a me­lhor ma­té­ria-pri­ma pe­lo país fo­ra, ten­do tu­do co­me­ça­do em Co­la­res, na ser­ra de Sin­tra.

Pa­ra festejar da me­lhor for­ma a che­ga­da do no­vo ano, tra­ze­mos até si o Flutt Spar­kling Wi­ne Bru­to Whi­te, um vi­nho es­pu­man­te na­tu­ral bru­to. Já do Dou­ro che­ga-nos o Quin­ta do Ca­chão Tou­ri­ga Na­ci­o­nal, um vi­nho mo­no­cas­ta de cor opa­ca e aro­ma con­cen­tra­do, lem­bran­do amo­ras ma­du­ras, se­gui­do do re­gres­so à Her­da­de de São Mi­guel pa­ra o Art.Ter­ra Ampho­ra Tin­to 2017. A co­le­ção termina com o Quin­ta do Val­do­ei­ro Re­ser­va Tin­to 2015, um vi­nho da Bair­ra­da de cor ru­bi opa­ca in­ten­sa com um aro­ma on­de se des­co­brem fru­tos do bos­que.

Pa­ra pro­var, to­dos os sá­ba­dos com o seu jornal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.