Go­ver­no es­tu­da li­ga­ção Fun­chal-Lis­boa por

Ministra do Mar foi aos Es­ta­dos Ge­rais do PS-Ma­dei­ra anun­ci­ar li­ga­ção ma­rí­ti­ma en­tre o ar­qui­pé­la­go e o con­ti­nen­te

Edição Público Lisboa - - POLÍTICA - Ma­dei­ra Már­cio Be­ren­guer

O Go­ver­no es­tá a tra­ba­lhar nu­ma so­lu­ção pa­ra as­se­gu­rar a con­ti­nui­da­de ter­ri­to­ri­al por via ma­rí­ti­ma en­tre a Ma­dei­ra e o con­ti­nen­te. A ga­ran­tia foi dei­xa­da on­tem pe­la ministra do Mar, Ana Pau­la Vi­to­ri­no, du­ran­te a aber­tu­ra da II Con­ven­ção dos Es­ta­dos Ge­rais do PS-Ma­dei­ra, no Fun­chal.

Sem se com­pro­me­ter com da­tas, Ana Pau­la Vi­to­ri­no dei­xou a por­ta aber­ta pa­ra que a li­ga­ção por fer­ry, que no Ve­rão pas­sa­do foi as­se­gu­ra­da pe­lo go­ver­no ma­dei­ren­se, li­gan­do Fun­chal e Por­ti­mão, pas­se a ser fei­ta en­tre a ca­pi­tal do ar­qui­pé­la­go e Lis­boa. “Fo­ram da­das ori­en­ta­ções à Ad­mi­nis­tra­ção do Por­to de Lis­boa pa­ra es­tu­dar uma lo­ca­li­za­ção, pa­ra a ins­ta­la­ção de uma ram­pa pa­ra o aces­so a veí­cu­los”, dis­se a ministra, re­me­ten­do mais por­me­no­res pa­ra o dia 30 des­te mês, qu­an­do apre­sen­tar o pro­jec­to Cam­pus do Mar.

A op­ção por Lis­boa, em de­tri­men­to de Por­ti­mão, jus­ti­fi­ca-se pe­la ne­ces­si­da­de de a li­nha ser “sus­ten­tá­vel do pon­to de vis­ta eco­nó­mi­co e da pro­cu­ra”. Nes­te mo­men­to, con­ti- nu­ou, os mi­nis­té­ri­os do Mar e das Fi­nan­ças es­tão a ana­li­sar a “for­ma e os ter­mos” de uma por­ta­ria que re­gu­le a con­ti­nui­da­de ter­ri­to­ri­al por via ma­rí­ti­ma, pa­ra que a li­nha a ser cri­a­da te­nha en­qua­dra­men­to le­gal a ní­vel in­ter­na­ci­o­nal e co­mu­ni­tá­rio.

“Tem de ha­ver aqui, não uma pos­tu­ra de exi­gên­cia do go­ver­no re­gi­o­nal, mas de co­la­bo­ra­ção, ten­do em con­si­de­ra­ção que a con­ti­nui­da­de ter­ri­to­ri­al não é só im­por­tan­te pa­ra os ma­dei­ren­ses, mas sim pa­ra to­dos os por­tu­gue­ses”, dis­se Ana Pau­la Vi­to­ri­no, em res­pos­ta às crí­ti­cas que o executivo ma­dei­ren­se, do so­ci­al­de­mo­cra­ta Mi­guel Al­bu­quer­que, tem fei­to à for­ma co­mo Lis­boa tem olha­do pa­ra es­te dos­si­er.

Na II Con­ven­ção dos Es­ta­dos Ge­rais dos so­ci­a­lis­tas ma­dei­ren­ses, que se cen­trou na eco­no­mia azul, a in­ter­ven­ção da ministra era aguar­da­da com ex­pec­ta­ti­va, fa­ce ao que po­de­ria di­zer so­bre a li­ga­ção por fer­ry. Pau­lo Cafô­fo, o au­tar­ca in­de­pen­den­te que li­de­ra a Câ­ma­ra do Fun­chal des­de 2013 e que se­rá o can­di­da­to do PS à pre­si­den­te do go­ver­no re­gi­o­nal, ga­ran­tiu, após uma reu­nião em Ou­tu­bro no Mi­nis­té­rio do Mar, que ti­nha des­blo­que­a­do o dos­si­er. Is­to pe­ran­te as crí­ti­cas do PSD-Ma­dei­ra e do executivo do ar­qui­pé­la­go, que acu­sam An­tó­nio Cos­ta de es­tar a con­di­ci­o­nar as re­la­ções com a re­gião au­tó­no­ma por mo­ti­vos par­ti­dá­ri­os. mar­cio.be­ren­[email protected]­bli­co.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.