Go­ver­no quer 960 qui­ló­me­tros de ci­clo­vi­as no­vas até 2030

Pro­gra­ma vai fi­nan­ci­ar qua­se 1000km de ciclovia num in­ves­ti­men­to que ron­da­rá os 300 mi­lhões de eu­ros. Ob­jec­ti­vo é me­lho­rar a mobilidade nos aglo­me­ra­dos ur­ba­nos e re­du­zir as emis­sões de po­lu­en­tes

Edição Público Porto - - LOCAL - Se­bas­tião Al­mei­da

As ci­clo­vi­as ao lon­go do país têm vin­do a mul­ti­pli­car-se, mas pa­ra quem quer des­lo­car-se de bi­ci­cle­ta entre vá­ri­os mu­ni­cí­pi­os a ta­re­fa não se as­se­me­lha tão fá­cil. As au­tar­qui­as têm im­pul­si­o­na­do a apos­ta nes­tas in­fra-es­tru­tu­ras, mas a re­de de vi­as ci­clá­veis não se in­ter­li­ga com a dos con­ce­lhos vi­zi­nhos, em­pur­ran­do as­sim os uti­li­za­do­res pa­ra as es­tra­das com os seus au­to­mó­veis. Pa­ra col­ma­tar es­ta la­cu­na, o Go­ver­no vai fi­nan­ci­ar um pro­gra­ma, atra­vés do Fun­do Am­bi­en­tal, pa­ra a li­ga­ção de ci­clo­vi­as já exis­ten­te entre con­ce­lhos ad­ja­cen­tes e a cons­tru­ção de no­vas vi­as pa­ra ci­clis­tas em vá­ri­os pon­tos do país.

De acor­do com o Go­ver­no, os mu­ni­cí­pi­os de­ve­rão apre­sen­tar pro­pos­tas de pro­jec­tos de ca­riz mu­ni­ci­pal ou in­ter­mu­ni­ci­pal e sub­me­tê-los a apre­ci­a­ção, com vis­ta a re­ce­be­rem um fi­nan­ci­a­men­to que po­de atin­gir os 75% con­for­me os di­fe­ren­tes sub­pro­gra­mas. O pro­jec­to di­vi­de-se em três seg­men­tos que foram pen­sa­dos pa­ra dar res­pos­ta às ne­ces­si­da­des de di­fe­ren­tes ti­pos de aglo­me­ra­dos ur­ba­nos. Num primeiro mo­men­to, se­rão alo­ca­dos 160 mi­lhões de eu­ros pa­ra 34 pro­jec­tos de ci­clo­vi­as que es­ta­be­le­çam a li­ga­ção entre ci­da­des de mu­ni­cí­pi­os dis­tin­tos. Nu­ma se­gun­da fa­se, se­rão in­ves­ti­dos 110 mi­lhões de eu­ros pa­ra 55 pro­jec­tos de ci­clo­vi­as que in­ter­li­guem lo­ca­li­da­des con­tí­guas. Por fim, a ter­cei­ra fa­se pro­mo­ve­rá a cons­tru­ção de ci­clo­vi­as es­tru­tu­ran­tes em lo­ca­li­da­des iso­la­das, uma me­di­da que con­ta com um or­ça­men­to de 30 mi­lhões de eu­ros pa­ra 21 pro­jec­tos de vi­as.

No to­tal, pre­vê-se a cons­tru­ção de 960 qui­ló­me­tros de vi­as ci­clá­veis, ou se­ja, 110 ci­clo­vi­as. Um in­ves­ti­men­to que as­cen­de a 300 mi­lhões de eu­ros que se­rá con­cre­ti­za­do ao lon­go de um in­ter­va­lo de 12 anos.

O gran­de ob­jec­ti­vo, de acor­do com o mi­nis­tro do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.