Sub­sí­di­os pa­gos com atra­so na Glo­bal Media

Edição Público Porto - - SOCIEDADE - Ana Hen­ri­ques

Pro­ble­mas de te­sou­ra­ria es­tão na ori­gem de uma de­ci­são do gru­po Glo­bal Media, que in­clui o Jor­nal de No­tí­ci­as,o Diá­rio de No­tí­ci­as e a rá­dio TSF, de adi­ar o pa­ga­men­to do subsídio de Na­tal.

Num email en­vi­a­do aos tra­ba­lha­do­res, a di­rec­ção de re­cur­sos hu­ma­nos do gru­po ex­pli­ca que 2018 foi um ano ad­ver­so pa­ra o ne­gó­cio, “tan­to no que res­pei­ta a cir­cu­la­ção co­mo no in­ves­ti­men­to pu­bli­ci­tá­rio em im­pren­sa es­cri­ta e rá­dio”, si­tu­a­ção que te­ve “evi­den­te im­pac­to na si­tu­a­ção eco­nó­mi­co-fi­nan­cei­ra da em­pre­sa e na te­sou­ra­ria”. Por is­so, o 13.º mês ape­nas se­rá pa­go na pri­mei­ra quin­ze­na de De­zem­bro e não jun­ta­men­te com o or­de­na­do de No­vem­bro.

“Res­pei­tan­do o pre­vis­to no Có­di­go do Tra­ba­lho, o subsídio se­rá pa­go até ao fi­nal da pri­mei­ra quin­ze­na de De­zem­bro, com cré­di­to nas con­tas dos tra­ba­lha­do­res até ao dia 14”, pro­me­te a di­rec­ção de re­cur­sos hu­ma­nos. Quem op­tou pe­lo re­gi­me de du­o­dé­ci­mos re­ce­be­rá lo­go no fi­nal des­te mês.

Na ori­gem dos pro­ble­mas po­de­rá es­tar ain­da o lan­ça­men­to de no­vos pro­jec­tos, nem to­dos eles li­ga­dos aos media, que não ti­ve­ram o su­ces­so es­pe­ra­do, mas im­pli­ca­ram in­ves­ti­men­tos vul­tu­o­sos. Um des­ses ca­sos é um ne­gó­cio li­ga­do às apos­tas, ou­tro uma pla­ta­for­ma com con­teú­dos ví­deo. Nu­ma ten­ta­ti­va de re­du­ção da des­pe­sa, o Diá­rio de No­tí­ci­as pas­sou no Ve­rão pas­sa­do a ser um jor­nal di­gi­tal, à ex­cep­ção dos domingos, dia em que ain­da sub­sis­te a edi­ção em pa­pel. A sua se­de na Ave­ni­da da Li­ber­da­de, em Lis­boa, foi ven­di­da.

Fon­tes do gru­po ga­ran­ti­ram ao PÚ­BLI­CO que, ape­sar da in­ten­ção de cor­tar cus­tos, a des­pe­sa no Diá­rio de No­tí­ci­as au­men­tou com as al­te­ra­ções a que foi su­jei­to.

Sa­les Di­as com Pe­dro

abhen­ri­ques@pu­bli­co.pt

Ao con­trá­rio do Diá­rio de No­tí­ci­as, o Jor­nal de No­tí­ci­as ain­da man­tém uma edi­ção diá­ria em pa­pel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.