Cân­di­da Pinto e He­le­na Gar­ri­do na RTP

Ad­mi­nis­tra­ção li­de­ra­da por Gon­ça­lo Reis acei­tou a pro­pos­ta da di­rec­to­ra Ma­ria Flor Pe­dro­so pa­ra a no­va es­tru­tu­ra

Edição Público Porto - - SOCIEDADE - Ma­ria Lo­pes

A jor­na­lis­ta da SIC Cân­di­da Pinto e a jor­na­lis­ta He­le­na Gar­ri­do, an­ti­ga di­rec­to­ra do Jor­nal de Ne­gó­ci­os e ac­tu­al co­men­ta­do­ra da RTP, vão in­te­grar a di­rec­ção de In­for­ma­ção da RTP co­mo di­rec­to­ras ad­jun­tas, apu­rou o PÚ­BLI­CO.

Ma­ria Flor Pe­dro­so, que foi no­me­a­da di­rec­to­ra há um mês na sequên­cia da saí­da de Pau­lo Den­ti­nho, man­tém co­mo ad­jun­to o jor­na­lis­ta An­tó­nio Jo­sé Tei­xei­ra e vol­ta a pro­mo­ver a ad­jun­to Hu­go Gil­ber­to (es­te úl­ti­mo es­tá no Cen­tro de Pro­du­ção do Nor­te da RTP). Hu­go Gil­ber­to ti­nha “des­ci­do” a sub­di­rec­tor na re­mo­de­la­ção do fi­nal de Ju­lho.

Pa­ra sub­di­rec­to­res fo­ram es­co­lhi­dos Ale­xan­dre Brito, Jo­a­na Gar­cia (que fo­ra re­ti­ra­da da di­rec­ção de In­for­ma­ção por Pau­lo Den­ti­nho na re­mo­de­la­ção que fi­ze­ra no Ve­rão) e Rui Ro­ma­no. A saí­da dos até aqui di­rec­to­res ad­jun­tos João Fer­nan­do Ra­mos e Ví­tor Gon­çal­ves e a no­me­a­ção das du­as no­vas di­rec­to­ras ad­jun­tas te­rão de ser al­vo de pa­re­cer vin­cu­la­ti­vo da En­ti­da­de Re­gu­la­do­ra pa­ra a Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al, de­pois de ou­vir to­dos os pro­fis­si­o­nais em cau­sa.

Pa­ra Cân­di­da Pinto se­rá um re­gres­so à es­ta­ção pú­bli­ca trin­ta anos de­pois de ali ter fei­to for­ma­ção em te­le­vi­são quan­do era em si­mul­tâ­neo jor­na­lis­ta na An­te­na 1. He­le­na Gar­ri­do, an­ti­ga jor­na­lis­ta do PÚ­BLI­CO, fez a sua car­rei­ra no jor­na­lis­mo eco­nó­mi­co, tem­po pas­sa­do por vá­ri­os jor­nais da es­pe­ci­a­li­da­de.

A co­mis­são de tra­ba­lha­do­res da RTP con­si­de­rou que a con­tra­ta­ção de du­as jor­na­lis­tas ex­ter­nas pa­ra a di­re­ção é um “es­cân­da­lo sem fim”. Is­to, “nu­ma em­pre­sa em que os tra­ba­lha­do­res já ul­tra­pas­sam os dez anos sem ac­tu­a­li­za­ção sa­la­ri­al e que se re­cu­sa a re­co­nhe­cer a jus­ti­ça pa­ra cen­te­nas e cen­te­nas de tra­ba­lha­do­res pre­cá­ri­os, mui­tos de­les jor­na­lis­tas”.

ma­ria.lo­pes@pu­bli­co.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.