BRID­GE

Edição Público Porto - - JOGOS -

Da­dor: Es­te Vul: Nin­guém

Lei­lão: Qual­quer for­ma de Brid­ge. (1) Con­tro­los (2) 0-3 cha­ves (3) Per­gun­ta pe­la Da­ma de trun­fo (4) Afir­ma a Da­ma de trun­fo e acres­cen­ta a exis­tên­cia do Rei de ou­ros

5♥. Car­teio: Saí­da: De que for­ma po­de­rá cum­prir es­te che­le­me?

So­lu­ção: Ape­nas 11 va­zas à vis­ta. O pro­ble­ma es­tá em des­co­brir on­de fa­zer a va­za que fal­ta. À pri­mei­ra vis­ta, pa­re­ce ser um da­que­les jo­gos em que o de­cla­ran­te te­rá pro­va­vel­men­te de adi­vi­nhar que sque­e­ze exe­cu­tar. To­da­via, uma ou­tra ideia in­te­res­san­te po­de sim­pli­fi­car o car­teio: dei­xe cor­rer a pri­mei­ra co­pa! O ad­ver­sá­rio em Es­te fa­rá o seu Rei e o me­lhor que tem a fa­zer é jo­gar o 3 de paus. Ago­ra é tu­do uma ques­tão de ge­rir cui­da­do­sa­men­te as co­mu­ni­ca­ções: Rei de paus se­gui­do pe­lo 10 de co­pas! Apa­re­ce o Va­le­te em Es­te e cor­ta­mos (ca­so con­trá­rio bal­da­mos um pau). De­pois de ter­mos des­trun­fa­do com AKQ de trun­fo, pau pa­ra o Às e te­re­mos o Ás e o 9 de co­pas fir­mes pa­ra bal­dar dois paus. Che­le­me cum­pri­do!

Res­pos­ta: Mar­que 3 paus. Cla­ro que po­dia ado­tar uma res­pos­ta sim­ples e prá­ti­ca de 3ST, mas aqui a ques­tão é a de que não cus­ta na­da per­ce­ber se o par­cei­ro te­rá fit a paus com um sin­gle­ton ane­xo (oca­sião em que mar­ca­rá 3 ou­ros ou 3 es­pa­das), on­de um che­le­me a paus se­rá uma ex­ce­len­te apos­ta. Se ele não gos­tar dos paus te­rá de mar­car 3 co­pas ou 3ST, ou se­ja, ain­da te­mos tem­po pa­ra lá che­gar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.