Por­tu­gal jo­ga play-off com equi­pa inex­pe­ri­en­te

Sem os jo­ga­do­res pro­fis­si­o­nais, a se­lec­ção vai ten­tar na Ro­mé­nia re­gres­sar ao Rugby Eu­ro­pe Cham­pi­onship

Edição Público Porto - - DESPORTO - Da­vid Andrade dan­dra­de@pu­bli­co.pt

Cin­co me­ses de­pois de per­der na Ale­ma­nha a pos­si­bi­li­da­de de man­ter-se na cor­ri­da por um lu­gar no Mun­di­al 2019, Por­tu­gal vai ten­tar ho­je, na Ro­mé­nia, a par­tir das 12h, re­gres­sar ao Rugby Eu­ro­pe Cham­pi­onship, a prin­ci­pal di­vi­são do râ­gue­bi eu­ro­peu — o Tor­neio das Seis Na­ções é uma com­pe­ti­ção pri­va­da. No en­tan­to, fren­te a uma for­te equi­pa ro­me­na que não ab­di­cou dos seus me­lho­res jo­ga­do­res, a se­lec­ção na­ci­o­nal vai apre­sen­tar-se com um “XV” inex­pe­ri­en­te e sem os atle­tas pro­fis­si­o­nais que ali­nham no es­tran­gei­ro.

Não é uma no­vi­da­de, mas é um pro­ble­ma que se ar­ras­ta há vá­ri­os anos e pa­ra o qu­al as su­ces­si­vas di­rec­ções fe­de­ra­ti­vas não en­con­tram uma so­lu­ção. Ao con­trá­rio dos ro­me­nos, que vão apre­sen­tar vá­ri­os atle­tas que ali­nham em Fran­ça, de fo­ra da con­vo­ca­tó­ria por­tu­gue­sa fi­ca­ram qua­se uma de­ze­na de pro­fis­si­o­nais.

En­tre os au­sen­tes que não es­tão im­pe­di­dos de jo­gar por pro­ble­mas fí­si­cos, des­ta­cam-se Ge­of­frey Moi­se, Tad­jer Bar­bo­sa, Fran­cis­co Fer­nan­des, Sa­mu­el Mar­ques, Jo­sé Li­ma, Je­an Sou­sa, Anthony Al­ves, Adé­ri­to Es­te­ves, Pe­dro Bet­ten­court, Jac­ques Le Roux ou Cy­ril­le An­dreu.

Em Baia Ma­re, no nor­te da Ro­mé­nia, Por­tu­gal te­rá as­sim no “XV” ape­nas dois jo­ga­do­res com mais de 25 anos (Sal­va­dor Cu­nha e Fran­cis­co Sou­sa) e no “pack” por­tu­guês, que te­rá pe­la fren­te um ri­val que usa e abu­sa de um jo­go fe­cha­do e de con­tac­to, seis dos oi­to ti­tu­la­res têm me­nos de 10 in­ter­na­ci­o­na­li­za­ções.

Se ven­cer na Ro­mé­nia, Por­tu­gal as­se­gu­ra o di­rei­to de par­ti­ci­par no Rugby Eu­ro­pe Cham­pi­onship 2019, ten­do co­mo ad­ver­sá­ri­os a Geór­gia, a Rús­sia, a Ale­ma­nha, a Es­pa­nha e a Bél­gi­ca. Se per­der, a equi­pa por­tu­gue­sa man­tém-se no Rugby Eu­ro­pe Trophy, on­de vai de­fron­tar a Ho­lan­da, a Suí­ça, a Po­ló­nia, a Li­tuâ­nia e a Re­pú­bli­ca Che­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.