Dort­mund der­ru­ba Bayern e já tem se­te pon­tos de van­ta­gem

Jogo intenso aca­bou com triun­fo so­bre os cam­peões por 3-2 após re­vi­ra­vol­ta no mar­ca­dor. Chu­va adi­ou na Libertadores

Edição Público Porto - - DESPORTO - Tiago Pi­men­tel

Fal­ta mui­to tem­po, e fal­tam mui­tos jo­gos, até ao des­fe­cho da tem­po­ra­da, mas não há co­mo con­tor­nar a ques­tão: es­ta­rá pa­ra aca­bar a sé­rie de tí­tu­los con­se­cu­ti­vos do Bayern Mu­ni­que na Bun­des­li­ga? Cam­peões da Ale­ma­nha há seis épo­cas se­gui­das, os bá­va­ros fo­ram der­ro­ta­dos pe­lo Bo­rus­sia Dort­mund, num jogo em que até es­ti­ve­ram du­as ve­zes em van­ta­gem no mar­ca­dor. A re­vi­ra­vol­ta per­mi­tiu à equi­pa de Dort­mund re­for­çar a liderança na clas­si­fi­ca­ção, na qual já tem se­te pon­tos de avan­ço so­bre o Bayern.

Após qua­tro triun­fos con­se­cu­ti­vos no ar­ran­que da Bun­des­li­ga, o Bayern tem vin­do a abran­dar. A der­ro­ta em Dort­mund foi a ter­cei­ra da tem­po­ra­da no cam­pe­o­na­to, e a equi­pa de Ni­ko Ko­vac ob­te­ve ape­nas du­as vi­tó­ri­as nos úl­ti­mos se­te jo­gos na prova. Do outro lado es­te­ve uma equi­pa que vai mos­tran­do an­da­men­to no cam­pe­o­na­to (oi­to vi­tó­ri­as e três em­pa­tes) e que re­a­giu da me­lhor ma­nei­ra à der­ro­ta so­fri­da a meio da semana, na Cham­pi­ons, pe­ran­te o Atlé­ti­co de Madrid.

O Bo­rus­sia dispôs da pri­mei­ra opor­tu­ni­da­de de go­lo, com Reus a sur­gir iso­la­do mas a pre­ci­pi­tar-se no re­ma­te. Po­rém, o Bayern foi su­bin­do de rendimento e as­su­miu o controlo da par­ti­da. Com uma pres­são as­fi­xi­an­te, os bá­va­ros do­mi­na­vam a pos­se de bo­la e en­cos­ta­vam o ad­ver­sá­rio à área. O pri­mei­ro avi­so foi da­do por Ri­béry — aos 17’ o re­ma­te de pri­mei­ra pas­sou li­gei­ra­men­te ao lado —, mas o sus­pei­to do cos­tu­me foi mui­to mais efi­caz: após cru­za­men­to de Gna­bry, Lewan­dows­ki des­vi­ou de ca­be­ça pa­ra o 0-1.

A se­gun­da par­te trou­xe um Bo­rus­sia mui­to me­lhor, e lo­go aos 49’ os lí­de­res da Bun­des­li­ga che­ga­ram ao em­pa­te. Reus con­ver­teu o pe­nál­ti que ele pró­prio ti­nha so­fri­do. O 1-1 du­rou pou­co, por­que lo­go a se­guir, em mais uma jo­ga­da pe­lo lado di­rei­to, Lewan­dows­ki re­co­lo­cou o Bayern na fren­te do mar­ca­dor.

Mas era o Bo­rus­sia que es­ta­va me­lhor na par­ti­da e a equi­pa de Lu­ci­en Fa­vre ia acu­mu­lan­do oca­siões pa­ra mar­car. Pa­co Al­cá­cer per­deu-se em fin­tas (62’) e Reus ati­rou por ci­ma (65’). A su­pe­ri­o­ri­da­de se­ria tra­du­zi­da em go­lo aos 67’, com Reus a dis­pa­rar de pri­mei­ra, após pas­se de Piszc­zek no lado di­rei­to, pa­ra o 2-2. O Bo­rus­sia não le­van­tou o pé do ace­le­ra­dor e pas­sa­ria pe­la pri­mei­ra vez pa­ra a fren­te do mar­ca­dor aos 73’. Iso­la­do após pas­se de Wit­sel, Pa­co Al­cá­cer não tre­meu no ca­ra a ca­ra com Neu­er: ati­rou pa­ra o 3-2, le­van­do os adeptos ao de­lí­rio.

Ko­vac lan­çou Re­na­to San­ches (no Bo­rus­sia, Raphaël Gu­er­rei­ro não saiu do ban­co de su­plen­tes) mas o Bayern não con­se­gui­ria evi­tar a der­ro­ta, ape­sar de Lewan­dows­ki ain­da ter in­tro­du­zi­do a bo­la na ba­li­za de Hitz, no último mi­nu­to do pe­río­do de com­pen­sa­ção. Era um go­lo ar­tís­ti­co, de cal­ca­nhar. Mas o po­la­co es­ta­va em fo­ra-de-jogo.

Em In­gla­ter­ra, on­de esta tar­de acon­te­ce um derby de Manchester (o City re­ce­be o United), o Tot­te­nham con­se­guiu um triun­fo su­a­do di­an­te do Crys­tal Pa­la­ce gra­ças a um go­lo do jo­vem ar­gen­ti­no Ju­an Foyth.

O Atlé­ti­co de Madrid co­lo­cou-se pro­vi­so­ri­a­men­te a um pon­to do lí­der Bar­ce­lo­na (re­ce­be ho­je o Be­tis) na Li­ga es­pa­nho­la ao vencer o Ath­le­tic Bil­bau por 3-2. Os “col­cho­ne­ros” es­ti­ve­ram a per­der, mas já no pe­río­do de com­pen­sa­ção o uru­guaio Go­dín, que es­ta­va a jogar le­si­o­na­do por não haver mais subs­ti­tui­ções, con­su­mou a re­vi­ra­vol­ta no mar­ca­dor.

Ro­de­a­do de enor­me ex­pec­ta­ti­va, o su­per­clá­si­co da fi­nal da Ta­ça dos Libertadores te­ve o iní­cio adi­a­do de­vi­do à chu­va in­ten­sa que caiu em Bu­e­nos Ai­res e inun­dou o rel­va­do da Bom­bo­ne­ra. A pri­mei­ra mão da fi­nal, que se­rá decidida en­tre Boca Juniors e River Plate, foi adi­a­da pa­ra ho­je às 16h lo­cais (19h em Por­tu­gal con­ti­nen­tal), em­bo­ra nas pre­vi­sões me­te­o­ro­ló­gi­cas con­ti­nue a haver al­ta pro­ba­bi­li­da­de de chu­va in­ten­sa.

tiago.pi­men­tel@pu­bli­co.pt

WOLFGANG RATTAY/REU­TERS

Wit­sel e Reus fes­te­jam o se­gun­do go­lo do Dort­mund di­an­te do Bayern

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.