Co­mer­ci­an­tes do Por­to te­mem que ven­das bai­xem com atra­so das lu­zes de Na­tal

As lu­zes de­ve­ri­am es­tar ace­sas des­de dia 1 de De­zem­bro, mas par­te das ilu­mi­na­ções não es­ta­va mon­ta­da

Edição Público Porto - - LOCAL -

O atra­so da ilu­mi­na­ção das lu­zes de Na­tal no Por­to es­tá a pre­o­cu­par os co­mer­ci­an­tes da ci­da­de e a con­di­ci­o­nar o au­men­to de ven­das es­ti­ma­da pa­ra a épo­ca natalícia, aler­tou on­tem a As­so­ci­a­ção de Co­mer­ci­an­tes do Por­to (ACP).

“Es­ta­mos qua­se a che­gar a meio de De­zem­bro e [as ru­as de] Sá da Ban­dei­ra, Cos­ta Ca­bral, Ce­do­fei­ta, Ro­dri­gues de Frei­tas, Fer­nan­des To­más, to­das elas ain­da não se en­con­tram ilu­mi­na­das. Ti­ran­do a Ave­ni­da dos Ali­a­dos, to­das es­tas ru­as ain­da es­tão sem o es­pí­ri­to natalício e is­so é ób­vio que pre­ju­di­ca em mui­to a pro­cu­ra e o con­su­mo des­tas ru­as, ain­da por ci­ma ru­as tão tí­pi­cas do co­mér­cio do Por­to”, de­cla­rou à Lusa o pre­si­den­te da ACP, Jo­el Aze­ve­do.

A Câ­ma­ra do Por­to anun­ci­ou dia 23 de No­vem­bro que ia acen­der “mais de dois mi­lhões de mi­cro­lâm­pa­das” em 59 ru­as da ci­da­de, pra­ças e jar­dins a par­tir do dia 1 de De­zem­bro, no âm­bi­to dos fes­te­jos da épo­ca natalícia, mas no dia pre­vis­to a au­tar­quia, atra­vés da em­pre­sa Por­to La­zer, in­for­mou que par­te subs­tan­ci­al das ilu­mi­na­ções não es­ta­va de­vi­da­men­te mon­ta­da e não se iri­am li­gar.

Pa­ra o pre­si­den­te da ACP, os atra- sos na ilu­mi­na­ção natalícia fa­zem com que o es­pí­ri­to natalício não es­te­ja tão presente nas pes­so­as que vi­si­tam a Bai­xa do Por­to.

“Es­te adi­ar da ilu­mi­na­ção e não sa­ber ain­da quais ru­as é que vão ser ilu­mi­na­das e de que for­ma, traz uma pre­o­cu­pa­ção adi­ci­o­nal de to­dos os as­so­ci­a­dos e to­dos os co­mer­ci­an­tes do Por­to e po­de po­ten­ci­ar a gran­de di­fe­ren­ça da ex­pec­ta­ti­va que tí­nha­mos do au­men­to do con­su­mo nes­ta épo­ca”, la­men­tou Jo­el Aze­ve­do.

Ape­sar das ex­pec­ta­ti­vas do au­men­to de ven­das na épo­ca natalícia se­rem “mui­to op­ti­mis­tas”, por­que há uma “gran­de es­ti­ma­ti­va de pro­cu­ra” e por­que as pes­so­as es­tão “mais à pro­cu­ra do mer­ca­do mais tra­di­ci­o­nal”, Jo­el Aze­ve­do cri­ti­ca, con­tu­do, o poder mu­ni­ci­pal por não ter ain­da pro­cu­ra­do as “me­lho­res con­di­ções pa­ra a pro­cu­ra mais in­ten­sa do co­mér­cio tra­di­ci­o­nal”.

O pre­si­den­te da ACP diz que a as­so­ci­a­ção já se mos­trou disponível pa­ra co­la­bo­rar e se en­vol­ver na pre­pa­ra­ção de ac­ções na­ta­lí­ci­as na ci­da­de, mas até ao mo­men­to a câ­ma­ra e a Por­to La­zer es­ti­ve­ram “ain­da pou­co” dis­po­ní­veis pa­ra “abar­car as in­di­ca­ções dos co­mer­ci­an­tes”.

Se­gun­do Jo­el Aze­ve­do, a As­so­ci­a­ção de Co­mer­ci­an­tes do Por­to ten­tou con­tac­tar vá­ri­as ve­zes a câ­ma­ra pa­ra che­gar a acor­dos de par­ce­ria, mas tal de­se­jo não foi pos­sí­vel de con­cre­ti­zar. “Hou­ve pou­ca pre­o­cu­pa­ção das en­ti­da­des ca­ma­rá­ri­as nes­ta ges­tão e is­so cla­ro que nos dei­xa tris­tes, mas es­ta­mos tris­tes não só por­que não nos en­vol­ve­rem e não co­lo­ca­rem a as­so­ci­a­ção no en­vol­vi­men­to des­tas ac­ti­vi­da­des, mas tam­bém por te­rem fa­lha­do uma coi­sa tão gra­ve co­mo a ilu­mi­na­ção de Na­tal”, as­su­me aque­le res­pon­sá­vel, re­cor­dan­do que em anos an­te­ri­o­res ha­via vou­chers pa­ra en­tre­gar aos cli­en­tes pa­ra irem a pis­tas de ge­lo, es­ta­ci­o­na­men­to fa­ci­li­ta­do e mes­mo re­for­ço de sa­cos pa­ra os lo­jis­tas e pa­ra o Na­tal de 2018 ain­da não há na­da.

A Lusa con­tac­tou a Câ­ma­ra do Por­to pa­ra sa­ber se tinha in­for­ma­ções da da­ta pa­ra a ilu­mi­na­ção de Na­tal, mas não ob­te­ve res­pos­ta.

No dia 1 de De­zem­bro a Câ­ma­ra do Por­to as­su­mia que se es­ta­va pe­ran­te um “gra­ve in­cum­pri­men­to” da em­pre­sa con­tra­ta­da e que iria ac­ci­o­nar um pla­no de con­tin­gên­cia e to­dos os mei­os le­gais pa­ra acau­te­lar os in­te­res­ses do mu­ni­cí­pio.

Ain­da não se sa­be qu­an­do ha­ve­rá lu­zes de Na­tal no Por­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.