Sin­di­ca­to vai apu­rar si­tu­a­ção de es­ta­fe­tas de pla­ta­for­mas di­gi­tais

Os que tra­ba­lham atra­vés da Glo­vo exi­gem à em­pre­sa sa­ber que se­gu­ro exis­te e qual o seu al­can­ce

Edição Público Porto - - SOCIEDADE - Ana Cris­ti­na Pe­rei­ra

Os tra­ba­lha­do­res das no­vas pla­ta­for­mas di­gi­tais de en­tre­ga, co­mo a Glo­vo ou a Uber Eats, não es­tão or­ga­ni­za­dos, mas já se no­ta al­gu­ma mo­vi­men­ta­ção des­ti­na­da a re­cla­mar al­gum ti­po de di­rei­tos. O Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res da In­dús­tria Ho­te­lei­ra do Nor­te es­tá a pre­pa­rar-se pa­ra uma ac­ção de rua.

Na quar­ta-fei­ra, dia 9 des­te mês, mais de uma de­ze­na de es­ta­fe­tas acor­reu ao es­cri­tó­rio da Glo­vo no Por­to. Um co­le­ga te­ve um aci­den­te de mo­to em ser­vi­ço, par­tiu a cla­ví­cu­la e a re­pre­sen­tan­te da em­pre­sa na ci­da­de não es­ta­va a ser ca­paz de o es­cla­re­cer so­bre o se­gu­ro. Ou­tros es­ta­fe­tas fo­ram lá exi­gir sa­ber se exis­te e qual o seu al­can­ce.

Ao PÚ­BLI­CO, a Glo­vo afi­an­çou que dis­po­ni­bi­li­za um se­gu­ro de res­pon­sa­bi­li­da­de ci­vil e aci­den­tes pes­so­ais pa­ra os es­ta­fe­tas, que actua em pa­ra­le­lo com o que eles de­vem ter en­quan­to tra­ba­lha­do­res in­de­pen­den­tes. A Uber Eats tam­bém in­for­mou que tem uma par­ce­ria in­ter­na­ci­o­nal com uma se­gu­ra­do­ra, que ofe­re­ce pro­tec­ção.

A se­gu­ran­ça é a mai­or pre­o­cu­pa­ção de Francisco Fi­guei­re­do, pre­si­den­te do sin­di­ca­to. “An­dam com a mo­chi­la às cos­tas.” No ca­so dos da Glo­vo, até po­dem le­var uma pa­ne­la de so­pa de uma mãe pa­ra uma fi­lha. “Fi­cam nu­ma si­tu­a­ção mais vul­ne­rá­vel.” A ou­tra “gran­de pre­o­cu­pa­ção” de Francisco Fi­guei­re­do é a pre­ca­ri­e­da­de.

Ca­da pla­ta­for­ma tem a sua po­lí­ti­ca. Na Glo­vo, por exem­plo, to­do o es­ta­fe­ta é tra­ba­lha­dor em no­me in­di­vi­du­al. Já a Uber Eats tam­bém es­ta­be­le­ce par­ce­ri­as com em­pre­sas de en­tre­ga que ge­rem as su­as fro­tas e em­pre­gam os seus es­ta­fe­tas. Umas pa­gam ao es­ta­fe­ta ape­nas uma per­cen­ta­gem do que ele fi­zer, fa­cul­tan­do-lhe o trans­por­te e o com­bus­tí­vel. Ou­tras uma aven­ça (600 eu­ros por mês, oi­to ho­ras por dia, seis di­as por se­ma­na, por exem­plo).

Há quem alu­gue mo­to pa­ra tra­ba­lhar di­rec­ta­men­te com as pla­ta­for­mas. “Só de alu­guer de mo­to pa­go 220 eu­ros por mês. Gas­to 150 a 180 em ‘go­ta’, de­pen­de do rit­mo”, con­ta um ra­paz, que pre­fe­re não se iden­ti­fi­car. “Vo­cê re­ce­be 1,40 eu­ros por re­co­lha, 0,53 por en­tre­ga, 0,88 por qui­ló­me­tro. Só que des­con­ta 25% pa­ra a Uber Eats. Do que so­brar, tem de des­con­tar 23% de IVA. No fi­nal do ano, ain­da tem de pa­gar IRS.” Co­mo es­te é o seu pri­mei­ro ano de tra­ba­lho, es­tá isen­to de Se­gu­ran­ça So­ci­al. “Dá pa­ra vi­ver.”

A com­pa­nhia es­cu­sou-se a confirmar es­tes va­lo­res, que ele com­pro­va com re­ci­bos. Veio do Bra­sil no ano pas­sa­do já com es­te tra­ba­lho em vis­ta. “So­bra 1000 a 1200. Pa­ra fa­zer is­so, tem de fi­car das 12h às 24h. ‘Di­rec­to’. Qu­an­do não tem gen­te, tem de fi­car até às du­as ou às qua­tro da manhã fa­zen­do bó­nus.”

Não vi­ve pa­ra­nói­co com a pon­tu­a­ção, que de­pen­de da ava­li­a­ção, co­mo o co­le­ga de apar­ta­men­to que tra­ba­lha atra­vés da Glo­vo. To­dos os di­as, mal acor­da, o co­le­ga vai ver a ava­li­a­ção que te­ve, já que ela tem efei­to no ho­rá­rio de tra­ba­lho. Já lhe acon­te­ceu per­der três pon­tos por não trans­por­tar co­mi­da de um res­tau­ran­te que se re­cu­sou a emi­tir fac­tu­ra. A Glo­vo pe­na­li­zou-o atri­buin­do-lhe me­nos ho­ras.

Há meio ano, o sin­di­ca­to fez uma ron­da pe­los pon­tos de pa­ra­gem dos es­ta­fe­tas. Co­mo era Ve­rão, es­pan­tou-se com os bai­xos va­lo­res au­fe­ri­dos. No iní­cio de Fevereiro, fa­rá ou­tra. “Há mal­ta que tem re­ceio de fa­lar das con­di­ções de tra­ba­lho, mas não nos va­mos es­con­der”, diz Fi­guei­re­do. “É nos­sa in­ten­ção ve­ri­fi­car o que mu­dou nes­tes seis me­ses.”

Há quem alu­gue mo­to pa­ra tra­ba­lhar com as pla­ta­for­mas. “Só de alu­guer de mo­to pa­go 220 eu­ros por mês”

AN­DRÉ RO­DRI­GUES

Uber Eats diz que tem uma par­ce­ria com uma se­gu­ra­do­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.